quarta-feira,
09 de julho de 2025

Geral

Fragmentos de óleo são encontrados próximos à região da Guaxindiba, no Parque Estadual de Itaúnas

Foto: Iema/Divulgação

 

Redação

 

As manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste desde o dia 30 de agosto chegaram na noite desse domingo (10), em pequena quantidade, ao Parque Estadual de Itaúnas (PEI). A maior concentração do óleo está na região sul, próxima à região conhecida como Guaxindiba, que fica perto da foz do rio Itaúnas.

 

“A primeira providência que tomamos foi comunicar ao gabinete de crise e órgãos responsáveis como Marinha, Ibama e Prefeitura de Conceição da Barra, além do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Nesta segunda-feira foi realizado um novo monitoramento, aproveitando as condições da maré baixa, o que permitiu o deslocamento da equipe até o local onde os resíduos se acomodaram”, explicou o gestor do Parque Estadual de Itaúnas, Tarciley Gonçalves de São José.

 

Ele informou que a equipe do PEI fez a varredura atrás de vestígios na praia de Itaúnas, onde nada foi constatado. Uma outra equipe de monitoramento, comandada pela Marinha, foi deslocada para a região sul do Parque.

 

O monitoramento da praia de Itaúnas está sendo feito com uso de um quadriciclo e a limpeza está sendo realizada por funcionários do PEI. Já na região da Guaxindiba, nove oficiais da Marinha e dois funcionários do Parque atuam no monitoramento e limpeza.

 

“Nossa logística envolve quadriciclo e barco a motor pelo rio até a foz”, reforçou o gestor. A Prefeitura de Conceição da Barra também participa da operação.

 

A chegada das manchas de óleo ao PEI, a princípio, não afeta o funcionamento do parque. “O Centro de Visitantes continua aberto e as trilhas continuam acessíveis, assim como a praia. As atividades administrativas de rotina do PEI, no entanto, estão em suspenso, porque a equipe encontra-se voltada prioritariamente às ações de monitoramento e controle da mancha de óleo”, informou Tarciley.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Esesp, em parceria com a Prefeitura de Marechal, oferece cursos de capacitação à servidores

Geral

Procon de Cachoeiro alerta para golpes por ligações telefônicas e como se proteger

Geral

Justiça acolhe pedido do Ministério Público e suspende processo seletivo da Prefeitura de Castelo

Geral

Senado vota autorização para cassino, bingo, jogo do bicho e corrida de cavalos

Geral

Venda Nova vai ganhar três relógios turísticos com termômetro

Geral

Atas de Registro de Preços vira alvo do Tribunal de Contas do ES

Geral

Carro pega fogo e fica completamente destruído em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Prefeito de Marechal, Lidiney Gobbi, participa de assembleia do Sindsmaf e reafirma compromisso com servidores da Educação