quinta-feira,
29 de maio de 2025

Polícia

“Gato”: Dona de lavanderia é detida em flagrante em operação de combate ao furto de energia em Venda Nova

“Além de ser crime, o furto de energia pode causar acidentes graves”

Redação

Uma operação conjunta da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com a Polícia Civil no bairro Tapera, em Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Estado, identificou um caso de furto de energia em uma lavanderia. No local, os peritos encontraram uma ligação direta na rede, caracterizando o crime.

Durante a ação, foi constatado que a ligação clandestina impedia o registro correto do consumo para fins de faturamento e inviabilizava a cobrança real por parte da EDP. A dona da lavanderia acompanhou a inspeção e foi conduzida à delegacia regional de Venda Nova do Imigrante para a adoção das medidas legais cabíveis.

A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP.

Crime e consequências

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.”

Além do processo criminal, a responsável deverá ressarcir a EDP pelos valores correspondentes à energia não faturada durante o período da fraude, conforme previsto na Resolução da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), além dos custos administrativos.

A EDP alerta que esse tipo de prática, além de ilegal, representa grave risco à segurança da população, podendo provocar sobrecargas, danos à rede elétrica e acidentes com vítimas. A distribuidora reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais de atendimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Homem é preso em Marechal acusado de matar mulher envenenada em Domingos Martins: Veja detalhes em vídeos

Polícia

Polícia Federal cumpre mandados em Vila Velha, Vitória, Cariacica e Alfredo Chaves contra empresas suspeitas de fraudar a previdência

Polícia

Líder de organização criminosa é preso durante operação em Venda Nova

Polícia

Produtor é detido em flagrante por furto de energia em irrigação de café em Castelo

Polícia

Crueldade: Pai de Santo é preso suspeito de estuprar e engravidar adolescente de 15 anos com deficiente intelectual em Cachoeiro

Polícia

Caso Rayane Berger em Santa Maria de Jetibá: Médico que matou a companheira e forjou acidente é condenado a 27 anos de prisão 

Polícia

“A casa caiu em Araguaia e Santa Maria de Marechal”; operação conjunta apreende drogas e prende traficante

Polícia

Operação contra contrabando de cigarros é deflagrada pela Polícia Federal em Castelo