quinta-feira,
21 de maio de 2026

Geral

Guardas civis iniciam aulas de tiro em Cachoeiro

As aulas de tiro para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro foram iniciadas nesta terça-feira (4), com as primeiras instruções para os agentes. O treinamento é realizado no Clube de Tiro, localizado no bairro Vila Rica, sendo ministrado por cinco instrutores da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES).

 

O treinamento em tiro faz parte do curso de formação profissional da GCM, um dos pré-requisitos para que os agentes voltem a ter porte de armas. São, ao todo, 550 horas, somando aulas teóricas e práticas, e os guardas estão divididos em duas turmas.

 

As aulas no Clube de Tiro foram iniciadas nesta terça com a primeira turma e seguem até o dia 13, com uma breve pausa no meio desse período por conta do feriado prolongado de 7 de setembro. Já a segunda turma receberá o treinamento nos dias 17 e 19 e de 24 a 27 deste mês de setembro.

 

Primeiras instruções foram dadas nesta terça (4), no Clube de Tiro de Cachoeiro – Foto: PMCI/Secom

Para a conclusão do curso, restarão ainda as disciplinas práticas de estágio de trânsito, relações interpessoais (apenas para a segunda turma), boletim online e a palestra final da Acadepol-ES. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) deu início aos procedimentos para firmar convênio com a Polícia Federal, visando a emissão dos portes de arma.

 

"O conteúdo segue a matriz curricular nacional, com atividades diversas. Iniciamos com informações sobre legislação e regras de segurança e, logo em seguida, haverá o treinamento no estande de tiros. Os guardas também passarão por uma série de avaliações", explica o instrutor e coordenador da disciplina de Armamento e Tiro da Acadepol, Dilson Vicente Nunes.

 

“As instruções para o manuseio de armas e de como atirar compõem, certamente, a parte mais importante do curso, mas é preciso destacar que essa formação tem 28 disciplinas voltadas para as temáticas social, operacional e de capacitação física. Trata-se, portanto, de um investimento muito importante para a capacitação das nossas forças municipais de segurança como um todo”, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Investigado por furto e adulteração de veículo é preso em Cachoeiro

Geral

Recém-nascida é salva de engasgo por policiais militares, em Anchieta; veja vídeo

Geral

Zoológico em Marechal Floriano abriga animais resgatados por órgãos ambientais

Geral

Ministério Público recomenda pagamento integral do piso nacional dos profissionais da educação em Marataízes

Geral

Pesquisa inédita avalia adaptação do lúpulo em Domingos Martins

Geral

145 ovos por segundo: ES impressiona com ritmo da produção

Geral

Operação retira fios irregulares e limpa postes em Alfredo Chaves

Geral

Livro revela como o ES alcançou 175 mil mulheres com políticas de proteção