segunda-feira,
13 de janeiro de 2025

Saúde

ICEPi abre mais de 200 vagas para residências médicas e multiprofissionais no Estado

Foto: Sesa

 

Redação

 

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) está ofertando mais de 200 vagas em residências para o ano de 2021. São 59 vagas para o Programa de Residência Médica e 144 vagas para os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (ênfase em Vigilância em Saúde), Saúde da Família, Saúde Mental e Cuidados Paliativos.

 

As inscrições terão início às 9 horas do próximo dia 08 e seguem até as 12 horas do dia 11 de fevereiro (horário de Brasília) e serão realizadas exclusivamente pela internet, em formulário eletrônico disponível em www.objetivas.com.br. A taxa da inscrição é de R$ 400,00 para o Programa de Residência Médica e de R$ 200,00 para o de Multiprofissional.

 

Além disso, o envio de todos os documentos para concorrer no processo deve ocorrer de forma on-line, não havendo quaisquer outras formas ou prazos para recebimento da inscrição.

 

As provas serão aplicadas no dia 20 de fevereiro e serão compostas por etapa única de avaliação constituída de prova objetiva, de caráter eliminatório/classificatório. Já o início das atividades, está marcado para 1º de março deste ano.

 

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou a importância do investimento estadual na educação. “A agenda de formação profissional em saúde é uma atribuição constitucional definida ao Sistema Único de Saúde pelo Art. 200 da Constituição e reforçada pela Lei Orgânica. As residências em saúde no Espírito Santo fazem parte de uma agenda estratégica e acompanhada pelo governador Renato Casagrande. Acreditamos na educação pelo trabalho, no treinamento em serviço, na formação que, além de diplomar, desenvolve competências capazes de transformação a resolutividade do SUS”, desse.

 

O ICEPi informa que em caso de dúvidas ou pedido de esclarecimentos, os candidatos poderão esclarecê-las por meio do link https://www.objetivas.com.br/duvidas. Caso as respostas para as perguntas frequentes que constam no link não atendam à demanda do candidato, ele poderá entrar em contato com a Objetiva Concursos, por meio do telefone (51) 3335-3370, exclusivamente em dias úteis ou por meio da opção “Entre em Contato”.

 

Vagas para o Programa de Residência Médica

 

Serão ofertadas quatro vagas para o Programa de Acupuntura; quatro vagas para Homeopatia, 24 vagas para o Programa de Medicina de Família e Comunidade e duas vagas para o Programa de Medicina Intensiva. Ambos os programas têm duração de dois anos.

 

Para a residência em Psiquiatria são nove vagas e para Pediatria 16 vagas, com duração de três anos. O edital está disponível neste link.

 

Poderão se inscrever os candidatos que tenham concluído o curso de Medicina em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação; que estejam na condição de estudante concluinte do Curso de Medicina em instituição reconhecida pelo MEC desde que o conclua antes da data da matrícula; ou que tenham concluído o Curso de Medicina no exterior, brasileiros ou não, desde que tenham o diploma de médico validado por instituição nacional e inscrição no CRM/ES, de acordo com o previsto na legislação em vigor.

 

Vagas para o Programa Residência Multiprofissionais

 

São 144 vagas disponíveis para Programa Residência Multiprofissionais em Saúde Coletiva (ênfase em Vigilância em Saúde), Saúde da Família, Saúde Mental e Cuidados Paliativos, que englobam categorias profissionais formados em Biologia, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutrição. O programa tem carga horária de 60h semanais, com duração mínima de dois anos e em regime de dedicação exclusiva.

 

Para Saúde Coletiva (ênfase em Vigilância em Saúde) são 36 vagas; para Cuidados Paliativos, 28 vagas; Saúde Mental são 20 vagas; e 60 vagas para Saúde da Família.

 

A discriminação de categorias profissionais para cada programa multiprofissional está disponível no edital, clicando aqui

 

ICEPi amplia residências de norte a sul do Estado

 

Iniciado em março de 2020, os programas de Residências Médicas e Multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), contam atualmente com 154 residentes em sete municípios capixabas.

 

A estratégia é ofertar programas de forma descentralizada, para garantir a todas regionais do Espírito Santo formação profissional de qualidade e possibilitar a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana.

 

“Temos por objetivo formar profissionais de saúde especialistas, com visão humanista, reflexiva e crítica. Que sejam qualificados para o exercício em suas especialidades e conhecedores dos diferentes cenários da rede de saúde”, destacou a coordenadora do Núcleo de Residências em Saúde, Clarice Sampaio Cunha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro