quarta-feira,
19 de novembro de 2025

Política

Idaf apresenta ações do órgão na Câmara de Vereadores de Santa Teresa

 

Redação

 

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) esteve presente, nesta semana, na Câmara de Vereadores de Santa Teresa e de Colatina, a fim de apresentar as principais ações do órgão nesses municípios.

 

Em Colatina, o engenheiro-agrônomo Rafael Albane abordou, nessa segunda-feira (27), o período de restrição de queimas (maio a outubro), de modo a orientar e conscientizar, uma vez que a sessão é transmitida para a população, quanto aos prejuízos decorrentes dessa prática, se não forem obedecidos os critérios ambientais. Ele destacou a força-tarefa que existe no município, com o objetivo de coibir as queimas irregulares, em parceria entre Idaf, Ministério Público (MPES), Corpo de Bombeiros (CBMES), Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Secretaria de Meio Ambiente de Colatina.

 

“Acho fundamental estarmos próximos dos órgãos municipais e termos a oportunidade de esclarecer para a sociedade as ações do Idaf e os assuntos que têm relação com os serviços oferecidos”, disse Albane. Ele apresentou, ainda, o “Conecta Cidadão”, portal eletrônico que reúne, em um único endereço, as informações essenciais referentes a todos os serviços prestados pelo Governo do Estado do Espírito Santo, inclusive do Idaf, que é responsável por cerca de 22% dos serviços ofertados.

 

Nessa terça-feira (28), o gerente local do Idaf em Santa Teresa, André Cirqueira, falou na Câmara de Vereadores do município. Segundo Cirqueira, desde que o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam) foi implementado no órgão, em 2013, foram realizadas em torno de 970 fiscalizações florestais e ambientais na região. “Dessas, cerca de 21% eram referentes a desmatamentos irregulares. Temos um grande desafio de proteger os recursos naturais de Santa Teresa e, por isso, estamos sempre atuando em parceria com outras instituições, como Ministério Público, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Polícia Militar Ambiental, entre outras”, disse Cirqueira.

 

Na ocasião, também foram apresentados os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no município. Até o momento, aproximadamente 2.300 imóveis rurais estão inscritos no cadastro, o que representa cerca de 83%, e contemplam uma área equivalente a quase 52 mil hectares.

 

Operação Caravaggio

 

Em janeiro deste ano, também foi realizada no município a “Operação Caravaggio”, com a finalidade de coibir crimes ambientais contra a flora. Na ocasião, foi realizado sobrevoo com a parceria do Núcleo de Operações Aéreas (NoTaer) e o Idaf, tendo sido georreferenciado vários pontos de degradação ambiental no município de Santa Teresa. Esses pontos foram devidamente mapeados pelas equipes do Idaf, que registrou 70 fiscalizações concluídas e 51 autos de infrações emitidos, até o momento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Casagrande pede regulamentação sobre o trânsito de ciclomotores, bicicletas elétricas e autopropelidos

Política

Ministério Público recomenda à Câmara de Anchieta redução de cargos comissionados e revisão da estrutura interna

Política

Ao lado de lideranças, Casagrande entrega pavimentação do acesso ao Monte Aghá 

Política

Exclusivo: Morador de Marechal diz que não denunciou, apenas solicitou esclarecimento sobre os contratos

Política

Câmara aprova por unanimidade projeto de Ferraço que garante mais um ano sem reajuste do IPTU em Cachoeiro

Política

Cachoeiro se destaca como referência em Saúde no ES e no Brasil

Política

Prefeito, Lidiney Gobbi, fecha a torneira e assina decreto com corte de despesas e proibição de gastos em Marechal Floriano

Política

Justiça Eleitoral investiga partido Podemos por suposta fraude na cota de gênero nas eleições de 2024 em Alfredo Chaves