domingo,
19 de outubro de 2025

Geral

Idaf fiscaliza venda irregular de agrotóxicos em estabelecimento de Castelo

Foto: Idaf

 

Redação

 

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nessa quarta-feira (19), uma ação conjunta com a Polícia Ambiental para fiscalização de venda irregular de agrotóxicos em um estabelecimento no munícipio de Castelo. A identificação foi possível após denúncia anônima.

 

Foram apreendidos no estabelecimento e na casa do proprietário, aproximadamente, 200 quilos de agrotóxicos. O estabelecimento não possui registro no Idaf, o que é obrigatório para a comercialização dos produtos. Também foram encontrados agrotóxicos vencidos e armazenados de forma irregular.

 

Segundo a engenheira agrônoma do Idaf, Carina Valois, os produtos eram vendidos sem a receita agronômica e emitidos sem nota fiscal. “O local não tinha profissional habilitado para avaliação e prescrição técnica dos produtos, mediante receita agronômica, o que é uma norma do Idaf”, informa.

 

O proprietário da loja foi multado e teve todos seus produtos apreendidos pela Polícia Civil que, após avaliar o produto, irá destinar a um depósito de rejeitos do Idaf, para que depois sejam encaminhados para incineração, conforme as normas técnicas recomendadas.

 

Fiscalização

 

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo fiscaliza a distribuição, comércio e o uso do agrotóxico no Espírito Santo. Para serem distribuídos e comercializados, os produtos devem ser registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também cadastrados no Idaf para que seja possível efetuar o controle daquilo que entra no Estado e a respectiva finalidade de uso.

 

As denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do e-mail agrotóxicos@idaf.es.gov.br, nos escritórios do Idaf, ou no disque-denúncia 181.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ao lado do prefeito Toninho Bitencourt, Casagrande inaugura obras de infraestrutura e anuncia novos investimentos em Marataízes

Geral

CPMI do INSS: prestador de serviços diz que abriu empresas para atender a Conafer

Geral

Caminhoneiro foge após colidir em moto e acaba preso em Vargem Alta

Geral

Prefeitos de Marechal, Alfredo Chaves e Vargem Alta se reúnem com vice-governador para tratarem do asfaltamento da Rota Vale do Inhame

Geral

Decretada nova prisão preventiva de servidor público da Câmara de Rio Novo do Sul denunciado pelo MPES

Geral

Marechal Floriano é destaque no ‘Índice de Transparência e Governança Pública’

Geral

ES inicia processo para compra emergencial do antídoto do metanol

Geral

Senado aprova texto e imposto sobre herança pode dobrar no ES em 2026