sexta-feira,
25 de abril de 2025

Geral

Inscrições abertas para Programa de Voluntariado no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

 

Redação

 

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), com vagas para o Parque Estadual Cachoeiro da Fumaça, em Alegre. Os voluntários vão apoiar a unidade de conservação por um período, com atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. 

 

Ao todo, são 8 vagas, divididas em duas turmas de quatro voluntários: uma vai atuar de 06 a 31 de janeiro de 2022 e a outra de 10 de fevereiro de 2022 a 07 de março de 2022. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos vão poder ser realizados em campo, com caminhadas de 2 a 4 quilômetros. As inscrições vão até o dia 07 de dezembro.

 

Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição disponível no site https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao, preenchê-lo e enviá-lo com o currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail pvuciema@gmail.com, com o assunto: “Inscrição Parque Cachoeira da Fumaça – Turma I” ou “Inscrição Parque Cachoeira da Fumaça – Turma II”. O resultado será divulgado no dia 22 de dezembro.

 

Podem participar pessoas acima de 18 anos com alguma experiência em atendimento ao público, sensibilização ambiental, aplicação de questionários, tabulação de dados e geração de gráficos em Excel, além de serviços manuais em geral ou comunicação social.

 

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Como o parque não tem alojamento, o voluntário pode acampar na área, utilizando cozinha e banheiro da Unidade de Conservação, ou se hospedar por contra própria em cidades próximas.

 

Como contrapartida, os voluntários recebem transporte no primeiro e último dia, saindo da Grande Vitória, transporte diário saindo de Alegre até a sede do parque, transporte para compra de alimentação, banheiros masculino e feminino com água quente, colchão (caso haja opção por acampar), cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições, internet, acesso a computadores e impressoras, além de empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.

 

Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre a unidade de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os voluntários deverão seguir os protocolos de saúde, como uso de máscaras, higienização das mãos, manter distância e não compartilhar objetos.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Agostinho Bastianello, idealizador do presépio de Jaciguá, morre aos 96 anos

Geral

Cachorrinho Caramelo Encanta Fiéis Durante Encenação da Paixão de Cristo em Venda Nova

Geral

“Não haverá derrubada de moradias”, esclarece a prefeitura de Marataízes sobre ação no Pontal da Barra

Geral

Primeira Ótica de Areinha, Viana, é inaugurada!

Geral

Compromisso com quem mais precisa: SEMDES registra mais de 15 mil atendimentos nos 100 primeiros dias de governo em Cachoeiro

Geral

Levantamento do Tribunal de Contas mostra falhas de órgãos que atendem crianças e adolescentes vítimas de violência no ES

Geral

Vigilância Sanitária de Presidente Kennedy realiza ação educativa sobre segurança alimentar na Páscoa

Geral

Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio: Veja o que muda