terça-feira,
23 de dezembro de 2025

Geral

Junta Comercial cria ‘Balcão Único ES’ e facilita abertura de empresas no ES

Redação

 

A abertura de empresas no Espírito Santo vai ficar ainda mais fácil a partir de agora. Isso porque, a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) desenvolveu a plataforma 'Balcão Único ES', na qual empresários ou contadores responsáveis por empresas poderão preencher todas as informações necessárias para a regularização dos negócios. 

 

O presidente da Junta Comercial, Carlos Roberto Rafael, explica que antes os interessados em abrir novos empreendimentos deveriam preencher o Documento Básico de Entrada (DBE) no site da Receita Federal, depois encaminhar as informações para a Junta Comercial. "Com o Balcão Único ES o procedimento será muito mais rápido, evitando deslocamentos e burocracia que são desnecessários. Tudo será feito pelo Simplifica ES", disse Rafael.

 

Os dados que antes eram coletados no DBE agora serão coletados na Ficha de Cadastro Nacional (FCN) e quando o processo for deferido pela Junta Comercial as informações serão enviadas pelo Integrador Estadual (Simplifica-ES) à Receita Federal, que devolverá o CNPJ para o protocolo e alimentará o cadastro dos órgãos integrantes da RedeSim. 

 

"Desde o início da gestão estamos trabalhando para reduzir a burocracia e facilitar a abertura de novos negócios no Espírito Santo. Sabemos que o trabalho tem sido bem feito, porque, em 2021, o Estado registrou o maior número de empresas abertas – 18.272. Esperamos que com o Balcão Único ES ajude a aumentar ainda mais esses números em 2022", acrescentou o presidente da Junta Comercial.

 

Outro ponto que deve ter mais destaque com a utilização do Balcão Único ES é o tempo médio para a abertura de novas empresas. No ano passado, o Espírito Santo esteve diversas vezes entre os Estados com o menor tempo médio para a abertura de empresas. "Nosso objetivo é que o tempo médio para a abertura de empresas no Estado seja menor que 24 horas, o que nos consolidará como um dos Estados mais céleres do Brasil", completou Carlos Roberto Rafael.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Capital Nacional do Inhame tem produtor reconhecido em Brasília

Geral

Acidente entre moto e caminhão-baú termina com morte em Vargem Alta

Geral

“Bom exemplo”: Morador que jogar lixo na rua será multado pela Prefeitura de Alfredo Chaves

Geral

Natal deve movimentar R$ 1,57 bilhão em vendas no comércio capixaba

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo