sexta-feira,
09 de maio de 2025

Geral

Justiça estadual inicia júri popular relativo ao homicídio do ex-governador Gerson Camata

Redação

 

Teve início nesta terça-feira (03/08) no Fórum Criminal José Mathias de Almeida Netto, em Vitória, o julgamento de Marcos Venício Moreira Andrade, acusado de assassinar o ex-governador Gerson Camata. O crime aconteceu no dia 26 de dezembro de 2018, por volta das 17h, na Rua Joaquim Lírio, no bairro Praia do Canto, em Vitória.

 

O Tribunal do Júri é presidido pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Vitória, Marcos Pereira Sanches e teve início por volta das 10h, com a abertura dos trabalhos e sorteio dos jurados. Cada parte poderia recusar até três jurados, sem justificativa. Após o sorteio, dois jurados foram recusados pela defesa, tendo o júri sido formado, ao final, por sete juradas mulheres.

 

Enquanto durar o julgamento, essas sete pessoas estarão à disposição da justiça, que providenciará toda a estrutura, como segurança, alimentação, alojamento etc.

 

Em seguida teve início a oitiva das testemunhas arroladas pelo Ministério Público Estadual e pelos assistentes de acusação. Ao todo, foram ouvidas sete pessoas. Em seguida, as testemunhas arroladas pela defesa, no total de quatro. Estavam previstas cinco pessoas, mas uma foi dispensada pela defesa do réu.

 

Em razão das medidas de segurança para evitar a contaminação pela Covid-19, estão sendo respeitadas as regras de distanciamento social no local, sendo permitida a presença limitada de pessoas, entre partes, advogados, familiares e profissionais da imprensa.

 

Após a oitiva das testemunhas, teve início, no começo da noite, o interrogatório do réu.

 

Em seguida, começam os debates entre acusação e defesa.

 

Conforme a legislação, o tempo destinado à acusação será de uma hora e meia e o mesmo tanto para a defesa. Embora seja facultativo, a réplica terá a duração de uma hora e o mesmo tempo para tréplica.

 

Em seguida, o juiz passa a ler os quesitos que serão postos em votação e indagará à acusação e à defesa se há algum requerimento a fazer e se os jurados querem alguma explicação sobre os quesitos. O juiz, então, convida os jurados, o promotor de justiça e o advogado de defesa a se dirigirem à sala secreta, onde ocorrerá a votação.

 

Após o encerramento da votação, o juiz lavrará a sentença, que será lida para todos os presentes e encerrará a sessão de julgamento.

 

A previsão é de que o julgamento seja finalizado até esta quarta-feira (04/08).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

“Maio Amarelo” alerta sobre aumento de mortes no trânsito, e Detran-ES intensifica ações educativas e de fiscalização para um trânsito seguro

Geral

Tribunal de Contas fará auditoria imediata na Câmara de Rio Novo do Sul após denúncia de desvios de verbas públicas

Geral

‘Maio Amarelo’: campanha do Detran|ES convida capixaba a desacelerar no trânsito

Geral

Procon de Cachoeiro orienta sobre suspensão dos serviços da Laser Fast no Brasil

Geral

Que susto! Onça-parda assusta moradores, invade garagem e é capturada pela Polícia Ambiental no Centro de Iconha; veja vídeo

Geral

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025

Geral

Parabólica tradicional sai do ar: saiba como solicitar a nova parabólica digital de graça antes do prazo acabar

Geral

Luto: Morre Ivo Canal, grande liderança de Marechal Floriano