sábado,
26 de abril de 2025

Agricultura

Laboratório de Pós-Colheita para Avaliação de Qualidade dos Cafés Capixabas é entregue em Venda Nova

Os experimentos científicos em cafeicultura desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) contarão com um reforço no quesito qualidade, com a inauguração da nova estrutura do Laboratório de Pós-Colheita para a Avaliação de Qualidade dos Cafés Capixabas. O evento será realizado no dia 30 de junho, no Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante.

 

A estrutura do laboratório foi completamente reformada, graças a um convênio estabelecido entre o Incaper, o Consórcio de Pesquisa Café e a Embrapa Café. No local, serão feitas análises de pós-colheita tanto de café conilon quanto de café arábica. Aspectos como classificação e degustação, processamento, secagem, e beneficiamento do café serão avaliados.

 

Informação e foto da Incaper

“As tecnologias pesquisadas no laboratório serão disponibilizadas a todos os cafeicultores capixabas. Ao certificar, por meio de análises, a qualidade dos cafés cultivados nas suas Fazendas Experimentais, o Incaper tem a segurança ainda maior de entregar ao produtor rural uma tecnologia testada e aprovada. Além disso, o local poderá ser utilizado para o treinamento de produtores rurais”, disse Abraão Carlos Verdin Filho, pesquisador do Incaper e coordenador de cafeicultura.

 

Para a diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, trata-se de mais um momento singular para a agricultura do Espírito Santo. “Essa entrega reforça, mais uma vez, a solidez e a credibilidade que existem entre o Incaper e todos os parceiros que atuam juntos em prol da cafeicultura capixaba. Também vale destacar a importância deste dia, diante da troca de conhecimento entre os técnicos das instituições e dos produtores rurais”.

 

“As tecnologias em cafeicultura desenvolvidas pelo Incaper são colocadas em prática diariamente, sob as orientações de nossos técnicos locais, em todos os municípios capixabas. São práticas no campo que promovem, cada vez mais, um salto em produção, produtividade e qualidade da cafeicultura capixaba”, salientou o diretor-técnico do Incaper, Gilson Tófano.

 

Na ocasião da entrega do laboratório, serão realizadas palestras técnicas sobre a Poda Programada de Ciclo do Café Arábica (PPCA) e sobre o Projeto Sustentabilidade em Café do Espírito Santo, desenvolvidos pelo Incaper. Uma visita técnica deve apresentar aos participantes do evento aspectos relacionados à qualidade de degustação, processo de secagem e beneficiamento e manejo de poda. Além disso, será apresentada uma nova estação meteorológica do Incaper na Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Agricultura

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva na Região Serrana

Agricultura

PL pode transformar Alfredo Chaves na Capital Estadual do Inhame

Agricultura

Conheça a história do maior produtor de tilápias de São Vicente de Crubixá, em Alfredo Chaves

Agricultura

Café do ES conquista o paladar Europeu: Uma história de sucesso e superação

Agricultura

Espírito Santo dobra quantidade de embarques de cafés para União Europeia

Agricultura

Líder estadual na produção do fruto, Alfredo Chaves pode ganhar o título de “Capital Estadual da Banana”

Agricultura

Alta do café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba

Agricultura

Marechal Floriano é um dos municípios finalistas do “Prêmio Cafés Especiais do ES”