quinta-feira,
08 de maio de 2025

Geral

“Maio Amarelo” alerta sobre aumento de mortes no trânsito, e Detran-ES intensifica ações educativas e de fiscalização para um trânsito seguro

Redação

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lançou oficialmente, nesta última terça-feira (06), o movimento “Maio Amarelo”, em solenidade para servidores do Órgão e representantes das forças de segurança e viária do Estado. Durante o evento, também foi feita uma homenagem aos agentes de trânsito pelo Dia Nacional do Agente de Trânsito, que será comemorado neste domingo (11), conforme a Lei nº 14.594/23.

Durante todo o mês de maio, o Detran|ES vai intensificar as ações de educação e de fiscalização de trânsito em todo o Estado, com foco em conscientizar os capixabas a adotarem comportamentos seguros no trânsito, obedecendo às leis e praticando paciência e empatia nos seus deslocamentos, e na busca da redução do número de sinistros (acidentes) de trânsito e na preservação da vida.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, falou sobre a intenção do órgão com a campanha deste ano. “O nosso objetivo neste ‘Maio Amarelo’ é convocar o cidadão a refletir sobre os contrastes entre o tempo e a vida, a pressa e a fatalidade, o excesso de velocidade e a falta de recompensa ao estar tão apressado. Pois, entendemos no dia a dia do nosso trabalho, como estamos falando na campanha, que aquele ‘segundo a menos no trânsito, pode significar vítimas a mais’. Então, queremos colocar a segurança viária e a empatia alinhada à vida das pessoas no trânsito, estimulando o cidadão ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um nas vias”, pontuou Vieira.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, ressaltou a importância de campanhas, como o “Maio Amarelo”. “Temos que lembrar o valor da vida. A pressa, muitas vezes, dita o ritmo das nossas escolhas, mas temos que lembrar que temos vidas em jogo. Aqui temos ações integradas para tentarmos aumentar a segurança no trânsito. Temos que dar prioridade permanente, não só em maio. Uma política precisa ser construída, nosso governador Renato Casagrande tem cobrado a mudança desse cenário e estratégias que nos façam reduzir as mortes em nossas vias terrestres, assim como fizemos com os homicídios, dentro do programa Estado Presente”, disse Damasceno.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou os sinistros de trânsito como uma epidemia, que vem tirando a vida de milhares de capixabas e brasileiros, dizimando famílias, que ficam afetadas, e essas vítimas, muitas vezes, são provedoras. “Esses sinistros impactam também a economia, a saúde e a educação no Estado e nos municípios em razão das sequelas e óbitos. E é preciso que os cidadãos entendam que o problema está na imprudência do condutor, e a maneira equivocada com que eles lidam com o trânsito no dia a dia. Por conta da pressa e das pequenas urgências individuais, pessoas ficam debilitadas por muito tempo, onerando o Estado”, salientou

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Tribunal de Contas fará auditoria imediata na Câmara de Rio Novo do Sul após denúncia de desvios de verbas públicas

Geral

‘Maio Amarelo’: campanha do Detran|ES convida capixaba a desacelerar no trânsito

Geral

Procon de Cachoeiro orienta sobre suspensão dos serviços da Laser Fast no Brasil

Geral

Que susto! Onça-parda assusta moradores, invade garagem e é capturada pela Polícia Ambiental no Centro de Iconha; veja vídeo

Geral

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025

Geral

Parabólica tradicional sai do ar: saiba como solicitar a nova parabólica digital de graça antes do prazo acabar

Geral

Luto: Morre Ivo Canal, grande liderança de Marechal Floriano

Geral

Procon-ES alerta aposentados sobre descontos indevidos nos benefícios do INSS