quarta-feira,
10 de dezembro de 2025

Política

Mais de 1,7 mil votam fora de seu município no ES

Redação

 

No primeiro turno das eleições, 1.755 se habilitaram para votar em trânsito em outro município capixaba que não seja o de origem do seu título de eleitor no Espírito Santo. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dão conta de que, para o segundo turno do pleito, marcado para dia 30 de outubro, esse número é de 1.725 pessoas.

 

Esses eleitores poderão, no dia 2 de outubro, registrar na urna a sua escolha para todos os cargos: presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual. No estado, são seis as cidades habilitadas para receber o voto em trânsito: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Somente capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores estão aptos a receber essa modalidade de voto.

 

O prazo para solicitar a transferência do local de votação tanto para o primeiro, quanto para o segundo turno das eleições, já foi encerrado. Quem não conseguir comparecer às urnas deverá se justificar junto à Justiça Eleitoral. Quem se cadastrou para votar fora do estado de seu domicílio eleitoral poderá apenas escolher o presidente da República. 

 

Números no país

 

Em todo país, o TSE recebeu mais de 300 mil requerimentos para voto em trânsito, tanto para o primeiro, quanto para o segundo turno. Em comparação com o pleito de 2018, os números representam um crescimento de quase 280%, quando foram feitas mais de 80 mil solicitações, em ambos os turnos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

Política

Motta decide colocar em votação o projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

Política

Oposição critica decisão que altera o rito de impeachment de ministros do STF

Política

Casagrande inaugura  reforma e ampliação do CEET Giuseppe Altoé, em Boa Esperança, Vargem Alta

Política

Vários prefeitos, entre eles de Marechal, vereadores e deputados declaram apoio à pré-candidatura de Ricardo Ferraço e Euclério Sampaio

Política

Prisão de Bolsonaro repercute nos discursos de deputados no Plenário da Câmara

Política

Tribunal de Contas  recomenda rejeição das contas de 2022 e 2023 do ex-prefeito de Marataízes por uso indevido de royalties 

Política

“Agora a casa caiu em Marechal Floriano”: Auditoria do Tribunal de Contas encontra até medidor de energia no meio da rua