segunda-feira,
07 de setembro de 2026

Saúde

Mais de 7,8 mil pessoas devem ser testadas para o novo coronavírus no Estado

Foto: SESA

 

Redação

 

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), dará início a fase 2 do Inquérito Sorológico – um estudo que envolve a testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19) e que faz parte da estratégia de enfrentamento da pandemia no Estado. A ação terá início na próxima segunda-feira (27) e segue até a quarta-feira (29).

 

Para esta fase, foram selecionados 13 municípios de regiões específicas do Estado que, além de representar a prevalência do território capixaba, também trarão amostras da progressão da doença das microrregiões as quais pertencem e a do próprio município. São eles:  Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

 

“A partir da próxima semana teremos a consolidação dos dados da nova etapa e a possibilidade de realizar um novo cálculo da taxa de transmissão. Na avaliação do Governo, este cálculo, a partir dos resultados do Inquérito, possui um grau de precisão e de segurança estatística adequados para tomadas de decisão e avaliação do grau da pandemia no Estado”, informou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, na tarde desta sexta-feira (24), durante coletiva de imprensa para atualização das informações sobre a Covid-19 no Espírito Santo.

 

A meta da Secretaria da Saúde é de que 7.800 pessoas participem da pesquisa nessa etapa, que contará, nestes três dias, com cerca de 400 pesquisadores, divididos em 196 equipes. Nos municípios de maior densidade demográfica, as residências serão escolhidas de forma aleatória nas áreas conhecidas como setores censitários, enquanto nos municípios de menor densidade demográfica, as residências serão escolhidas de forma aleatória, dentro das regiões de saúde ou distritos sorteados, possibilitando um melhor ajuste dos municípios menores a maior amostragem.

 

Além disso, para esta nova fase, serão realizados entre 4 a 6 etapas e previstas para acontecer inicialmente a cada 15 ou a 21 dias, a depender da evolução da pandemia. Uma outra novidade é que, a partir da segunda etapa, outros municípios que se mostraram interessados em realizar a pesquisa em seus territórios e fizeram a adesão ao Inquérito, poderão participar.

 

Esses novos municípios, na chamada “fase de candidaturas”, ficarão encarregados de providenciar os equipamentos de proteção individual e materiais de apoio; além de estruturar as equipes de campo, o transporte e a logística de alimentação. Já a Sesa, por meio das regionais de saúde, oferecerá o apoio metodológico e tecnológico na aplicação da pesquisa, com análise estatística, capacitações, manual instrutivo da pesquisa e os relatórios finais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Oscilação de temperatura pode exigir mais do organismo e agravar sintomas respiratórios

Saúde

Câncer de Pulmão: Especialista alerta sobre os perigos do tabagismo e a importância vital do diagnóstico precoce

Saúde

Estratégia de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos tem início nesta segunda-feira (03)

Saúde

Entrega de próteses dentárias leva mais qualidade de vida aos moradores de Marechal Floriano

Saúde

Sinais persistentes na boca e na garganta podem indicar câncer de cabeça e pescoço

Saúde

Queda de cabelo entra na lista de preocupações de quem usa canetas emagrecedoras

Saúde

Nova clínica de hemodiálise inaugurada pelo Governo do Estado vai atender 80 pacientes na Região Sul

Saúde

Municípios capixabas iniciam vacinação com a Pneumo-20; veja público-alvo

plugins premium WordPress