Eduardo Antunes
“Prefeito da cidade e secretário de Saúde determinaram urgência para aplicação da vacina na cidade devido ao risco e apostam na prevenção”
Moradores da sede e interior do município de Marechal Floriano serão vacinados contra febre amarela neste sábado (28). O secretário de Saúde, Júnior Lovatti, alerta que apenas cidadãos residentes na cidade compareçam, uma vez que cidades vizinhas já estão vacinando.
Cacau Lorenzoni, prefeito da cidade, reuniu-se com seu vice-prefeito e secretário de Saúde no final da tarde desta sexta-feira (27) quando determinaram a imunização com urgência, sem esperar a próxima semana, devido ao iminente risco de a febre amarela ter chegado ao município. A prevenção ao surto tem que ser imediata, de acordo com o prefeito.
SERVIÇO:
Unidades de Saúde com vacinação neste sábado:
U. S. de Bom Jesus;
U. S. Dr. Cezar Vello Puppim e U. S. Santa Rita – sede;
U. S. de Rio Fundo;
U. S. de Victor Hugo;
U. S. de Santa Maria e
U. S. de Araguaia
Horário: a partir das 08h30min às 14 horas
Idosos acima de sessenta anos dependem de avaliação médica antes de receberem a imunização. Gestantes, lactantes, portadores de doenças imunossupressoras – como Aids, pessoas com alergia ao ovo e crianças com idade entre seis e nove meses, fazem parte do grupo de risco.
A orientação do Ministério da Saúde para esse grupo é o uso de repelente e roupas compridas, além de evitar adentrar em área de mata. O vírus atenuado composto na vacina provoca o desenvolvimento de anticorpos no período de dez dias, à partir daí o paciente está imunizado contra a doença.
Todos moradores serão vacinados. Júnior Lovatti complementa que não é necessário tumulto, nem correria, pois se sobrar doses da vacina, a imunização continua na próxima semana. Se acabar os frascos disponíveis, ele reforça que na próxima quarta (01/02) chega uma nova remessa e volta a estar disponível para a população. O secretário ressalta a importância de as pessoas levarem o cartão de vacina e um comprovante de residência.