Por Rael Sérgio
Ranking divulgado, nesta terça-feira (7), pela ONG Transparência Capixaba, em parceria com o ES em Ação, revela que a maioria das prefeituras, entre elas, de Marechal Floriano, na região serrana do ES, é destaque em quesitos de transparência e governança pública.
Pelo segundo ano consecutivo usando a mesma metodologia, o trabalho avaliou a existência de políticas públicas, legislações, práticas de transparência, dados abertos e mecanismos de participação social e combate à corrupção de 78 municípios da região, com base no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil e aplicada pela Transparência Capixaba em parceria com o ES em Ação no Estado.
Além das informações gerais, a Transparência Capixaba também avaliou o setor da Saúde dos municípios do Espírito Santo. Desde 2022, a transparência de informações da Secretaria Municipal de Saúde vem sendo monitorada, mas essa é a primeira vez que os resultados dessa avaliação se tornam públicos. Durante estes anos, foram destacadas para as controladorias municipais as informações indicadas como necessárias para o Controle Social conforme a nota metodológica do ITGP, elaborada pela Transparência Internacional Brasil.
Cachoeiro de Itapemirim, destacou com o desempenho, com nota 100. O município de Marechal Floriano, ficou no regular, mas se destacou na área da saúde, em canais de acesso à informação, acessibilidade e agendamento de consultas, exames e demais serviços. Pedro Canário, Sooretama, Rio Novo do Sul e Brejetuba ficaram nas últimas colocações, com notas abaixo de 50 pontos.
Embora os resultados detalhados da Saúde não tenham sido divulgados publicamente em anos anteriores, foi fundamental ressaltar a importância dessas avaliações para orientar os municípios capixabas em busca de melhorias contínuas.
“Esse avanço mostra que, quando a sociedade monitora e cobra, a mudança acontece. As prefeituras que implementaram recomendações do ITGP conseguiram subir no ranking, tornando-se referência em transparência e governança pública. O Espírito Santo tem dado um bom exemplo, buscando a cada ano trazer mais municípios para o topo do ranking”, afirma Adila Damiani, diretora executiva da Transparência Capixaba.
“Gratidão. Essa notícia é o reflexo do nosso trabalho que é em equipe. Se destacou, vamos trabalhar mais ainda para que no próximo ano, nossa cidade fica em primeiro lugar no ranking. Sempre tem gente que torce contra você, porém, a intensidade dos que torcem a favor é sempre maior. Todas as maldições transmitidas por nossa gestão, sempre peço a Deus que transforma em benção”, comemorou o prefeito de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi.
O ranking de transparência e governança pública também avalia o quanto as prefeituras se esforçam para criar canais de participação da sociedade. Dessa forma, são verificadas plataformas para recebimento de denúncias anônimas e solicitação de informações, uso de redes sociais e oportunidades de participação da população na discussão do orçamento, por exemplo.
Sobre o ES em Ação
É uma instituição do terceiro setor, apartidária e transversal, que mobiliza a classe empresarial do Espírito Santo para fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa.
Sobre a Transparência Capixaba
É uma entidade não-governamental, sem vínculo político-partidário e que não recebe verbas públicas, criada em 2001, com o objetivo de lutar pela transparência pública, combater a corrupção, defender o controle social técnico e da sociedade e a participação popular e estimular a conscientização sobre esses temas.


