sábado,
04 de abril de 2026

Política

Mesmo sem ser candidato, nome do prefeito Elieser Rabello de Vargem Alta consta na lista do Tribunal de Contas de gestores e ex-gestores com contas rejeitadas para que a Justiça Eleitoral julgue pedidos de candidatura

 

Uma lista com 918 nomes de gestores e ex-gestores que tiveram as contas julgadas irregulares ou prestações de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) nos últimos oito anos está disponível para o acesso da população, assim como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), para apreciar os pedidos de candidaturas para as eleições de 2022.  Nesta segunda-feira (15), se encerrou o prazo para que os candidatos solicitassem o registro de candidatas e candidatos aos cargos em disputa nas eleições. Ter contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares é um dos motivos que podem impedir um candidato de concorrer às eleições, de acordo com a Lei das Inelegibilidades, conhecida como “Lei da Ficha Limpa”.

 

A lista está disponível no site do TCE-ES, na aba Consultas – Lista de responsáveis. Acesse aqui. Ela contempla somente os casos que transitaram em julgado. Ou seja, que o gestor não conseguiu comprovar a regularidade de seus atos e não há mais chance de apresentar recurso com efeito suspensivo.

 

A lista também não inclui aqueles que tiveram a inscrição suspensa por ordem judicial. Alguns nomes podem estar repetidos, pois um gestor pode prestar contas mais de uma vez à Corte de Contas.

 

Além de funcionar como base de dados para o TRE-ES, a lista é uma fonte confiável para consulta pelos cidadãos ao escolher seus representantes, como explica o Secretário-Geral das Sessões do TCE-ES, Odilson Júnior.

 

“Historicamente, mais de 50% das candidaturas que são indeferidas pela Justiça Eleitoral, advém dessa base de dados que nós fornecemos”, destacou.

 

Desta forma, independentemente do julgamento na Justiça Eleitoral, a divulgação da lista já exerce, por si só, papel fundamental para o exercício da cidadania, lembra o secretário. Nela, a população tem a seu dispor um grandioso instrumento para que possa qualificar seu voto e optar por candidatos que não tenham sido condenados por atos de má gestão de recursos públicos, verificar seus antecedentes.

 

“Um dos critérios que o cidadão utiliza para fazer a sua escolha nas urnas, muitas vezes é a experiência. Temos que aumentar nosso rigor com os nossos representantes. E uma forma muito técnica de fazer isso é utilizando a lista do TCE-ES. Porque um gestor, um prefeito, secretário, ou presidente de Câmara, necessariamente presta contas ao Tribunal de Contas. Ele tem as suas contas analisadas de forma técnica, imparcial, e recebe uma decisão. Se aquele gestor ocupou cargo público relevante, prestou contas ao Tribunal e teve suas contas irregulares, significa que descumpriu alguma legislação, e mesmo com chance de defesa, não conseguiu comprovar a regularidade de seus atos”, esclareceu. 

 

Nova legislação

 

O secretário alerta, contudo, para uma alteração na legislação que criou um outro requisito para barrar um candidato, que “amenizou” o rigor da Lei das Inelegibilidades.

 

No final de 2021, foi sancionada a Lei Complementar 184/2021, que instituiu que a Justiça Eleitoral não pode impedir a candidatura de ex-gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares, sem imputação de ressarcimento. Ou seja, gestores condenados somente a pagamento de multa não podem ser considerados inelegíveis, independente da gravidade da infração.

 

“No nosso entender, tecnicamente isso foi muito prejudicial para os critérios da Justiça Eleitoral, já que a Lei passou a considerar inelegíveis somente aqueles gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares e que tenham causado algum dano ao erário, por ato doloso insanável”, afirmou.

 

No entanto, ainda que na Justiça Eleitoral eles possam ser liberados para disputar as eleições, a lista disponível no site do TCE-ES é mais abrangente, pois conta com todos os nomes de gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares, mesmo aqueles que não tenham sido imputados ao ressarcimento. Dessa maneira, a população consulta da população permanece sendo a mais completa possível.

 

Entenda os critérios – O que diz a lei:

São inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas:  

– Por irregularidade insanável;

– Que configure ato doloso de improbidade administrativa;

– E por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário;

– Para as eleições que se realizarem nos 8 anos seguintes, contados a partir da data da decisão;

– Aplicando-se a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição;

– A inelegibilidade não se aplica aos responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares sem imputação de débito e sancionados exclusivamente com o pagamento de multa.

 

Fonte: TCE-ES/Foto: Portal NC

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Momento histórico no ES: Ricardo Ferraço toma posse como governador

Política

Em tom de despedida, Casagrande inaugura reforma e ampliação do Aeroporto de Cachoeiro 

Política

Nova pesquisa Quaest mostra que Ricardo e Casagrande lideram para o Governo e Senado no ES

Política

Com  a saída de Enio Bergoli, que deixa o cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, Ricardo Ferraço anuncia novo secretário de Agricultura

Política

Ao lado de Ricardo Ferraço, Marcelo Santos cumpre agenda com lideranças em Cachoeiro

Política

Operação contra o tráfico de drogas prende advogados e agentes da Guarda de Vila Velha

Política

Federação União Progressista anuncia apoio a Ricardo Ferraço ao Governo e Renato Casagrande ao Senado no ES

Política

Real Time Big: Ricardo Ferraço lidera todos os cenários e tem a menor rejeição na disputa pelo Governo do ES