quinta-feira,
18 de setembro de 2025

Geral

Ministério Público Eleitoral ratifica que não haverá recontagem de votos em Marataízes

Redação

 

O Ministério Público Eleitoral, em atuação junto à 43ª Zona Eleitoral, esclarece que foi necessária a realização de uma reunião hoje (terça-feira, 17/11), às 12 horas, no Cartório Eleitoral do Município de Marataízes, para a contagem dos votos computados em todos os boletins impressos de todas as urnas utilizadas nas eleições realizadas no domingo (15/11/2020) no município. A ação foi necessária diante da divulgação, em mídias, na imprensa e em redes sociais, de que teria ocorrido uma contagem “errada”, a menor, do número de votos de um dos candidatos a vereador no município. Feita a contagem, na presença do juiz eleitoral, do promotor de Justiça eleitoral, do candidato a vereador e assessores dele, de servidores do Cartório Eleitoral e do delegado da Polícia Civil local, constatou-se que o número de votos obtidos pelo citado candidato era o mesmo, tanto na totalização realizada automaticamente pelo sistema da Justiça Eleitoral, quanto na totalização realizada de forma manual pela leitura dos boletins de urnas.

 

Ao final, após a reunião, o Ministério Público Eleitoral solicitou o encaminhamento do candidato a vereador – e apoiadores dele presentes no cartório – à Delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado um Boletim Unificado, com a instauração de Inquérito Policial para apuração de eventual crime, com base na divulgação de notícia falsa, na rádio local e em redes sociais, de uma suposta irregularidade cometida pela Justiça Eleitoral.

 

O Ministério Público Eleitoral ratifica que não haverá recontagem de votos nas eleições realizadas em Marataízes e todos os fatos acima narrados corroboram para garantir a lisura e a fidedignidade do processo eleitoral brasileiro realizado por meio de urnas eletrônicas e, em especial, a totalização por meio automático dos votos nas eleições de 2020.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro

Geral

Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos