segunda-feira,
30 de junho de 2025

Geral

Ministério Público Eleitoral ratifica que não haverá recontagem de votos em Marataízes

Redação

 

O Ministério Público Eleitoral, em atuação junto à 43ª Zona Eleitoral, esclarece que foi necessária a realização de uma reunião hoje (terça-feira, 17/11), às 12 horas, no Cartório Eleitoral do Município de Marataízes, para a contagem dos votos computados em todos os boletins impressos de todas as urnas utilizadas nas eleições realizadas no domingo (15/11/2020) no município. A ação foi necessária diante da divulgação, em mídias, na imprensa e em redes sociais, de que teria ocorrido uma contagem “errada”, a menor, do número de votos de um dos candidatos a vereador no município. Feita a contagem, na presença do juiz eleitoral, do promotor de Justiça eleitoral, do candidato a vereador e assessores dele, de servidores do Cartório Eleitoral e do delegado da Polícia Civil local, constatou-se que o número de votos obtidos pelo citado candidato era o mesmo, tanto na totalização realizada automaticamente pelo sistema da Justiça Eleitoral, quanto na totalização realizada de forma manual pela leitura dos boletins de urnas.

 

Ao final, após a reunião, o Ministério Público Eleitoral solicitou o encaminhamento do candidato a vereador – e apoiadores dele presentes no cartório – à Delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado um Boletim Unificado, com a instauração de Inquérito Policial para apuração de eventual crime, com base na divulgação de notícia falsa, na rádio local e em redes sociais, de uma suposta irregularidade cometida pela Justiça Eleitoral.

 

O Ministério Público Eleitoral ratifica que não haverá recontagem de votos nas eleições realizadas em Marataízes e todos os fatos acima narrados corroboram para garantir a lisura e a fidedignidade do processo eleitoral brasileiro realizado por meio de urnas eletrônicas e, em especial, a totalização por meio automático dos votos nas eleições de 2020.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária

Geral

Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES, segundo levantamento nacional

Geral

­­­­Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella

Geral

Deputados convocam superintendente do Dnit, para prestar esclarecimentos sobre as obras de duplicação na BR-262

Geral

Excesso de velocidade nas rodovias federais ultrapassa 230 mil flagrantes nos cinco primeiros meses de 2025

Geral

Partidos têm até 30 de junho para entregar prestação de contas de 2024

Geral

Famílias realizam o sonho da casa própria com entrega de moradias populares em Presidente Kennedy