quinta-feira,
28 de maio de 2026

Economia

Moradores de Alfredo Chaves reinventam e driblam a crise como ambulantes

Joelma Martins, que vende espetinhos de frango, boi e linguiça em um dos pontos mais movimentados do Centro da cidade – Foto: PAC/Divulgação

Diante da crise econômica, muitos alfredenses estão buscando novas alternativas para engordar o orçamento mensal. Tornar-se vendedor ambulante e comercializar comidas pelas ruas da cidade como sanduíches, empadas e até churrasquinhos virou uma boa alternativa para fugir desta situação. Os interessados devem fazer um cadastro junto à Prefeitura.

 

Este é o caso da jovem Joelma Martins, que vende espetinhos de frango, boi e linguiça em um dos pontos mais movimentados do Centro da cidade. “Quando me vi sem dinheiro, tratei logo de me legalizar junto a Prefeitura e vim para a rua vender”. Quando questionada sobre o lucro das vendas, ela não esconde a satisfação. “Em média, 250 reais por semana. Com o dinheiro, aproveito para a compra no mercado, a farmácia e algumas contas extras”, conta.

 

Edelson das Empadas, ficou desempregado e resolveu começar a produção de sanduíches e empadas, há cerca de um ano – Foto: PAC/Divulgação

Caso parecido é do ambulante, antes motorista, Edelson Silva, mais conhecido como "Edelson das Empadas", ficou desempregado e resolveu começar a produção de sanduíches e empadas, há cerca de um ano. “Eu deixei de trabalhar e para ajudar na renda familiar, saio pelas ruas vendendo minhas empadinhas. Hoje vendo umas 30 por dia”, comemora.

 

A secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Rotiléia da Penha Gaigher, confirmou que é nos períodos de crise que as pessoas começam a abusar da criatividade. “A gente tem visto esse movimento e tem percebido que os alfredenses estão lidando melhor com a crise, no que diz respeito à criatividade para driblá-la. É um momento importante para ficar de olho nas oportunidades que a crise gera”, orienta. 

 

Para fazer o cadastro basta comparecer ao setor de Fiscalização Municipal (antigo Banestes) munido de documento de identificação com foto. Telefone para mais informações: 27 3269-2741

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Economia

Inadimplência recua pelo terceiro mês seguido e mais de 10 mil capixabas saem do vermelho

Economia

“O povo é que paga o pato”: Privatização da BR prejudica consumidor em momento de crise

Economia

Envio de declaração do IR começa na próxima semana; veja regras

Economia

GWM anuncia produção de 200 mil veículos por ano e geração de 1.500 a 3.500 postos de trabalho em fábrica no ES

Economia

ES retoma posto de 2º maior produtor de petróleo do Brasil

Economia

PIX movimentou R$ 560,5 bilhões no estado com 1,36 bilhão de transações

Economia

Pesquisa aponta que 99% dos turistas que visitaram o ES recomendam o estado para outras pessoas

Economia

Aracruz, Fundão e Marechal Floriano lideram o ranking na produção de mel no ES