quinta-feira,
13 de novembro de 2025

Geral

MPC constata omissão em decisão do TCE que conhece parcialmente Representação em face da diretoria do Banestes

Redação

 

O Ministério Público de Contas (MPC) opôs recurso de Embargos de Declaração após constatar omissão na Decisão Plenária 01311/2022-1, a qual conheceu parcialmente a Representação (Processo TCE/ES 8106/2021) formulada em face da diretoria do Banestes S.A. bem como acatou pedido de encaminhamento dos autos à Área Técnica para a regular instrução do feito.

 

A Representação versa sobre possíveis irregularidades no Contrato nº. 147560, celebrado, sem prévia licitação, por contratação direta, entre o Banco do Estado do Espírito Santo – Banestes S.A. e o Banco Genial S.A., cujo objeto refere-se à “prestação de serviços especializados de consultoria e assessoramento técnico, econômico, financeiro, estratégico e negocial”.  

 

Na oportunidade, além de se manifestar pelo conhecimento da Representação e o encaminhamento dos autos à Área Técnica para análise, o MPC requereu que fosse determinado ao Banestes S.A. o compartilhamento de cópia integral do Procedimento de Inexigibilidade de Licitação nº. 024/2021 (com consequente transferência de sigilo, a depender de seu conteúdo), o qual resultou na contratação do Banco Genial S.A., medida, naturalmente, indispensável à plena compreensão do objeto tratado pela Representação. 

 

Os Embargos de Declaração apresentados pelo MPC revelam que o Conselheiro Relator e o Plenário da Corte de Contas não se pronunciaram, ou seja, omitiram-se acerca da necessidade de compartilhamento da documentação afeta à contratação direta – sem licitação – do Banco Genial S.A (Contrato nº. 14756037), embora houvesse pedido expresso da Terceira Procuradoria a esse respeito. 

 

Conforme explanado no recurso de Embargos de Declaração, “Deve-se compreender, entretanto, que sem a documentação necessária à instrução, a Equipe Técnica não terá condições de fazer o seu trabalho, isto é, justamente, instruir.”.

 

Para o MPC, a Área Técnica sofreria grande restrição em seus trabalhos sem acesso aos documentos que embasaram a contratação do Banco Genial S.A.

 

Além disso, pontuou-se no recurso que a Corte de Contas possui amplo poder de investigação, assim como que “a restrição à publicidade não pode ser oponível aos Órgãos de Controle, os quais devem ter total e irrestrito acesso ao conteúdo pertinente à sua fiscalização, observada a transferência de sigilo, isto é, o Órgão de Controle, destinatário das informações, torna-se corresponsável pela manutenção do sigilo (independentemente do tipo de sigilo: bancário, estratégico, comercial, industrial) que for compartilhado.”.

 

O recurso de Embargos de Declaração oposto pelo MPC gerou o Processo TCE/ES 3266/2022, que será encaminhado ao relator do caso, conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti da Cunha, para manifestação acerca da omissão apontada. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves

Geral

Governo do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro