sexta-feira,
09 de maio de 2025

Política

O foro privilegiado protege quem cometeu crimes, diz Lelo

Os escândalos envolvendo o desvio de dinheiro público no Brasil reforçam que o aprimoramento das leis e medidas de combate à corrupção no país deve ser uma luta constante. A decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a prisão em casos de condenação em segunda instância e o fim do foro privilegiado a políticos, que retorna à pauta da Corte no dia 2 de maio, são importantes para se conseguir reduzir a impunidade no Brasil. Líder da Maioria na Câmara, o deputado Lelo Coimbra (MDB) disse que “já passou da hora de se acabar com o foro privilegiado”.

 

Foto: Agência Câmara 

“O foro privilegiado é uma lei que diferencia os cidadãos e que estimula a impunidade. A sociedade não aceita mais a existência dessa regalia, desse benefício utilizado atualmente apenas para dar proteção a quem cometeu crimes”, destacou Lelo.

 

Oito dos 11 ministros do Supremo já votaram por limitar o alcance do foro privilegiado para deputados federais e senadores, mas a ação foi suspensa após pedido de vista. A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, marcou para quarta-feira, dia 2 de maio, a retomada do julgamento dessa ação. A mudança na extensão do foro privilegiado leva os processos penais no Supremo para outras instâncias. O que deve impactar diretamente nos inquéritos da Operação Lava Jato.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Casagrande e Ricardo Ferraço inauguram reforma de quadra em Cachoeiro 

Política

Relator recomenda a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal por três meses

Política

CTFC convidará novo ministro da Previdência para falar sobre fraudes

Política

Casagrande assina contratos para locação de sistema de geração de energia renovável para órgãos públicos

Política

Primeiro quadrimestre de gestão do prefeito Toninho Bitencourt lota o auditório do Rotary Clube de Marataízes

Política

Gestão promete potencializar as belezas de Marechal Floriano

Política

Pesquisa aponta liderança de Ricardo Ferraço na disputa para o Governo do Estado entre eleitores de Cachoeiro

Política

Casagrande é um dos favoritos em disputa por vaga no Senado em 2026