sexta-feira,
25 de abril de 2025

Política

O foro privilegiado protege quem cometeu crimes, diz Lelo

Os escândalos envolvendo o desvio de dinheiro público no Brasil reforçam que o aprimoramento das leis e medidas de combate à corrupção no país deve ser uma luta constante. A decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a prisão em casos de condenação em segunda instância e o fim do foro privilegiado a políticos, que retorna à pauta da Corte no dia 2 de maio, são importantes para se conseguir reduzir a impunidade no Brasil. Líder da Maioria na Câmara, o deputado Lelo Coimbra (MDB) disse que “já passou da hora de se acabar com o foro privilegiado”.

 

Foto: Agência Câmara 

“O foro privilegiado é uma lei que diferencia os cidadãos e que estimula a impunidade. A sociedade não aceita mais a existência dessa regalia, desse benefício utilizado atualmente apenas para dar proteção a quem cometeu crimes”, destacou Lelo.

 

Oito dos 11 ministros do Supremo já votaram por limitar o alcance do foro privilegiado para deputados federais e senadores, mas a ação foi suspensa após pedido de vista. A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, marcou para quarta-feira, dia 2 de maio, a retomada do julgamento dessa ação. A mudança na extensão do foro privilegiado leva os processos penais no Supremo para outras instâncias. O que deve impactar diretamente nos inquéritos da Operação Lava Jato.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Câmara de Cachoeiro cria comenda em homenagem ao legado de Theodorico Ferraço

Política

Gestão Ferraço: Cachoeiro registra crescimento de mais de 20% na abertura de empresas nos três primeiros meses de 2025

Política

100 dias de governo: Campo e cidade abraçados pela mesma gestão em Marechal Floriano

Política

Candidatura de Ricardo Ferraço ao Governo do Estado ganha força

Política

100 dias de gestão de Ferraço e Júnior Corrêa; uma nova história se desenha em Cachoeiro

Política

“Hoje os investidores estão mais otimistas, e vamos fazer um governo de fé e raça”, diz Ferraço durante entrega de maquinários em Cachoeiro

Política

Ex-prefeito de Marechal, Cacau Lorenzoni inicia gestão participativa com produtores e trabalhadores da Ceasa para promover melhorias nas condições de trabalho e permanência na central de abastecimento

Política

Tribunal de Contas aprova contas do exercício de 2023 do prefeito Paulo Cola de Piúma