sexta-feira,
09 de maio de 2025

Geral

Oficinas de instrumentos musicais do Painel Funarte de Bandas de Música estão a todo vapor em Marechal

Ana Paula Mill.

Os mais de 200 alunos inscritos estão se dedicando plenamente às aulas ministradas por professores renomados.

Uma das oficinas que mais chama a atenção é a de reparo e manutenção de instrumentos, com o professor José Vieira Filho.Entre os alunos está Rivancler Cavalcante, 38 anos, que veio de Pernambuco, acompanhado do professor dele, Kleyber Vargas.“Estudo no Instituto Federal de Pernambuco, no Campus Barreiros. Fiquei sabendo do Painel Funarte aqui no Espírito Santo por meio do meu professor. Em Pernambuco, trabalho com uma ONG, coordenando três bandas. E nós precisamos fazer manutenção em alguns instrumentos. Estou aprendendo, aqui, que pequenos consertos como trocas de molas e pequenas peças são mais simples do que se poderia imaginar. Algumas ferramentas usadas para isso você pode encontrar dentro de casa mesmo. Outras são encontradas em lojas de material de construção e podem ser adaptadas para as nossas necessidades. O mais interessante é que são produtos do nosso dia-a-dia”, explicou Rivancler.

O fotógrafo e secretário de Cultura de Baixo Guandu, Jovander da Silva, acompanha a Lira Guanduense, uma banda que tem 63 anos de fundação e possui 30 integrantes. Pelo menos 50% dos músicos participam das oficinas do Painel Funarte, em Marechal.“A banda estava meio esquecida pelo município. Mas estamos com um novo olhar para os músicos. Agora, eles recebem uma gratificação de R$ 300,00 e mais R$ 75,00 por apresentação ou aula dada”, frisou Jovander.

Segunda noite.

Duas magníficas apresentações encerraram a segunda noite do Painel Funarte. Na primeira, a Banda Júnior da Polícia Militar – formada por integrantes até 18 anos – deu um show. Tocando temas de filmes, como “Piratas do Caribe”, e MPB como Roupa Nova, Tim Maia e Tom Jobim, os músicos empolgaram as dezenas de crianças e adultos que compareceram à Praça José Henrique Pereira, sede do município.

O segundo show ficou por conta do BR Quartet, da Grande Vitória. Formado por Bruno Santos (trompete), Rafael Rocha (trombone), com participações especiais de Hugo Maciel (baixo) e Renato Rocha (bateria), o quarteto arrasou no repertório de música brasileira, tocando Tom Jobim e João Donato, além de composições próprias.

Bruno é da Banda da Polícia Militar e já tocou com artistas como Djavan e João Bosco. Rafael Rocha é arranjador e professor. “Os dois são compositores e muito talentosos. Eles estão com muito destaque em nível nacional e fazem parte do grupo Brasilidade Geral”, esclareceu Simone Devens, da Secretaria Estadual de Cultura.

Nesta sexta-feira (30), às 20 horas, tem apresentação da Lira Guanduense. Às 21h30, o espetáculo continua com a Banda Sinfônica da FAMES.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Procon alerta aposentados e pensionistas do INSS sobre novo golpe do falso ressarcimento

Geral

Homenagem às mães: Conheça a linda história de mãe e filha que se complementam na mesma profissão

Geral

“Maio Amarelo” alerta sobre aumento de mortes no trânsito, e Detran-ES intensifica ações educativas e de fiscalização para um trânsito seguro

Geral

Tribunal de Contas fará auditoria imediata na Câmara de Rio Novo do Sul após denúncia de desvios de verbas públicas

Geral

‘Maio Amarelo’: campanha do Detran|ES convida capixaba a desacelerar no trânsito

Geral

Procon de Cachoeiro orienta sobre suspensão dos serviços da Laser Fast no Brasil

Geral

Que susto! Onça-parda assusta moradores, invade garagem e é capturada pela Polícia Ambiental no Centro de Iconha; veja vídeo

Geral

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025