Notícia Capixaba.
O evento promovido pela Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) em Marechal Floriano, iniciou hoje (28), com o credenciamento de alunos das oficinas musicais. Os treinamentos serão realizadas no Centro Cultural Clara Luíza Hulle Pereira, Ginásio de Esportes Paulo Lorenzoni e escolas desta cidade.
O evento será encerrado na tarde de domingo (01). Durante as oficinas do Painel Funarte haverá destaque para os arranjos, bandas de música e conjuntos, percepção musical com percussão e sopro, bumbo, tarol, prato, bateria, reparo e manutenção de instrumentos de sopro, técnica para clarineta, trombone, trompete e regência.
Mais de 200 vagas nas oficinas musicais estão disponibilizadas. Segundo o coordenador local do evento, Jarbas Rocha, todos os dias, além das oficinas musicais acontecerão apresentações pelos professores paulistas João Vitor Borba, Cacá Machado e Vagner Silva.
Além destes músicos, se apresentam também os professores cariocas, José Vieira Filho, Leandro Soares e André Cardoso, a mineira Cristina Arruda, Cleber Campos, do Rio Grande do Norte e Joel Barbosa, da Bahia. Da Paraíba virão os professores Heleno Feitosa, o ‘Costinha’. Gilvando Silva, o ‘Azeitona’.
O coordenador local Jarbas Rocha, afirma que o Espírito Santo foi contemplado com o Painéis Funarte, um dos mais importantes evento cultural, artístico e pedagógico em nível nacional, voltado para a Banda de Música. “Será de grande relevo para a capacitação de músicos locais, dirigentes e maestros de banda capixabas”, disse Jarbas.
Jarbas Rocha explica que o evento é uma realização do Governo Federal, por meio da Funarte, e recebe apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e a prefeitura de Marechal Floriano. “As edições iniciais do Painéis Funarte aconteceram em Cachoeira, na Bahia, de 9 a 13 de abril e na cidade de Salva Terra na Paraíba, de 14 a 18 de maio”, informou o coordenador.
Rocha afirma que Marechal Floriano tem a honra e a responsabilidade de sediar o encontro que vai proporcionar novos conhecimentos aos músicos capixabas. Ele informa que os professores do evento Painéis Funarte são altamente capacitados.
“Vejo neles verdadeiras autoridades no assunto música. Principalmente na experiência pedagógica, fator que contribuirá com o desenvolvimento integral de toda comunidade ligada às bandas musicais do Estado”.
Rocha comenta ainda que a prefeitura de Marechal Floriano fez uma mobilização junto a rede privada, e conseguiu um pacote para todos os dias do evento, para os alunos, com estadia, café da manhã, almoço e jantar R$ 130,00.
O Governo Federal vem investindo todos os anos nos cursos voltados para bandas de música e corais. “Vale a pena desenvolver na criança a sensibilidade e a socialização para contribuir com a formação do cidadão”.
Com informação: PMMF.