segunda-feira,
14 de setembro de 2026

Polícia

PCES e PMES realizam operação “Adsumus” para reprimir exploração de prostituição em Ibatiba e Irupi

“Ação conjunta com o Ministério Público resultou na prisão em flagrante de uma mulher de 42 anos e na identificação de novos pontos de prostituição”.

Redação

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 8ª Delegacia Regional de Ibatiba, em conjunto com o 14º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), deflagrou, na última sexta-feira (14), a operação “Adsumus”. A ação teve como objetivo a repressão aos crimes de favorecimento à prostituição, rufianismo e manutenção de casa de prostituição, previstos nos artigos 228, 229 e 230 do Código Penal Brasileiro. As diligências ocorreram nos municípios de Ibatiba e Irupi, com o acompanhamento do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Ibatiba.

De acordo com o chefe da 8ª Delegacia Regional de Ibatiba, delegado Bruno Alves, a operação faz parte da continuidade das investigações iniciadas há oito meses, que já haviam resultado na interdição judicial de oito estabelecimentos. “A investigação identificou que alguns dos locais interditados voltaram a funcionar, além da abertura de novos pontos de prostituição na região. Essa reincidência reforça a necessidade de uma atuação rigorosa para coibir essas práticas ilícitas”, explicou o delegado.

Durante a operação, os policiais fiscalizaram os oito estabelecimentos interditados na primeira fase da investigação. Foi constatado que um deles voltou a funcionar sob nova administração. Além disso, foram identificados três novos pontos de prostituição, sendo dois em Ibatiba e um em Irupi. Entre esses locais, dois foram abertos por uma mulher de 36 anos, que já era investigada em processos judiciais, um criminal e outro cível, este último prevendo multa de até R$ 40 mil em caso de descumprimento de ordem judicial.

No curso das diligências, foi constatada uma situação flagrancial de favorecimento à prostituição e rufianismo, o que resultou na prisão de uma mulher de 42 anos. “A prisão foi ratificada pela Central de Teleflagrantes pelo crime previsto no artigo 229 do Código Penal. A detida é companheira da mulher de 36 anos e atuava como interposta pessoa na prática dos crimes investigados”, detalhou o delegado.

O delegado ressaltou que a operação teve, além da repressão penal, o objetivo de fiscalizar o cumprimento das interdições já determinadas e verificar possíveis novas infrações. “A atuação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público é fundamental para impedir que essas atividades ilícitas continuem a operar, trazendo riscos à segurança pública e favorecendo outros crimes na região”, destacou o delegado Bruno Alves.

Os elementos de prova coletados durante a operação serão encaminhados ao Poder Judiciário para as providências cabíveis. A ação contou com a participação de 22 policiais civis e militares, além do uso de nove viaturas.

Operação “Adsumus” – significa “estamos presentes” em latim, simbolizando a atuação firme e contínua das forças de segurança no combate à exploração da prostituição e na fiscalização do cumprimento das interdições judiciais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Espírito Santo registra 82 processos de violência doméstica por dia

Polícia

Polícia Civil intercepta carregamento de drogas do Rio de Janeiro e desarticula esquema de tráfico em Cachoeiro

Polícia

Polícia prende condenado por tráfico de drogas em Cachoeiro de Itapemirim

Polícia

Mulher é condenada após se passar por filha de vítima e aplicar golpe de quase R$ 10 mil em Afonso Cláudio

Polícia

Polícia identifica autor de tentativa de homicídio no bairro BNH, em Cachoeiro e apreende arma utilizada no crime

Polícia

Homem é preso em Piúma por descumprir medida protetiva e ameaçar mulher

Polícia

PM apreende arma dentro de carro durante abordagem em Boa Esperança, Vargem Alta

Polícia

Polícia cumpre mandado de prisão contra condenado por estupro de vulnerável em Domingos Martins; veja vídeo

plugins premium WordPress