sexta-feira,
09 de maio de 2025

Geral

Pedra Azul se prepara para virar patrimônio natural da humanidade

Há dois anos, o distrito de Pedra Azul, pertencente ao município serrano de Domingos Martins, iniciou sua caminhada para alcançar um feito inédito no Estado: receber da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Natural da Humanidade. Para tanto, é necessário seguir uma série de procedimentos que visam garantir a preservação do monumento natural e todo o contexto que o envolve.

Segundo a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, criada pela Unesco em 1972, o título é dado a monumentos naturais que possuam um valor excepcional relativo à estética, que sejam habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas ou alto valor do ponto de vista da ciência, conservação ou beleza natural. “A Pedra Azul contempla os três requisitos”, afirma a empresária Lilia Mello.

O presidente da Viva Pedra Azul, associação de desenvolvimento sustentável da região, Joaquim Silva, considera que a busca pelo título da Unesco vai além do reconhecimento do potencial estético e turístico do distrito. “Ser um patrimônio mundial auxiliará na preservação do que a natureza criou”, disse Joaquim.

Para ser um patrimônio natural da humanidade, é necessário implementar uma série de ações para preservar o cenário onde o monumento está incluído, com metas a serem cumpridas. No caso de Pedra Azul será indispensável cuidar de todo o parque onde ela está.

Ameaças ao título

Problemas como a ocupação desordenada, a favelização e a falta de cuidado com as nascentes podem comprometer o projeto de transformação do monumento em patrimônio universal. Isso porque a Unesco exige que políticas ambientais sejam efetivas na região.

Segundo Leonardo Botelho, morador do distrito que abraçou a causa ambientalista, a falta de fiscalização ambiental e rural pelos órgãos competentes prejudica o solo, a vegetação e em especial, as nascentes hídricas. “A água hoje é quem mais está sofrendo. Amanhã seremos nós”, ressaltou.

Rumo à Florença

Em dezembro, a secretária de Meio Ambiente do Estado, Diane Rangel, participará de uma conferência internacional da Unesco para apresentar o projeto de candidatura da Pedra Azul como patrimônio natural da humanidade.

Se aprovada, a candidatura será oficializada pela Unesco no início de 2015. Pedra Azul será o primeiro monumento natural capixaba a ter reconhecimento mundial pelo órgão da ONU, como o Vale do Ribeira, em São Paulo, o Pantanal (MT) e as Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Procon alerta aposentados e pensionistas do INSS sobre novo golpe do falso ressarcimento

Geral

Homenagem às mães: Conheça a linda história de mãe e filha que se complementam na mesma profissão

Geral

“Maio Amarelo” alerta sobre aumento de mortes no trânsito, e Detran-ES intensifica ações educativas e de fiscalização para um trânsito seguro

Geral

Tribunal de Contas fará auditoria imediata na Câmara de Rio Novo do Sul após denúncia de desvios de verbas públicas

Geral

‘Maio Amarelo’: campanha do Detran|ES convida capixaba a desacelerar no trânsito

Geral

Procon de Cachoeiro orienta sobre suspensão dos serviços da Laser Fast no Brasil

Geral

Que susto! Onça-parda assusta moradores, invade garagem e é capturada pela Polícia Ambiental no Centro de Iconha; veja vídeo

Geral

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025