O animal foi encaminhado para o Projeto Cereias e não corre risco de morte.
Um cervo foi recolhido pela Polícia Militar Ambiental em uma propriedade rural na localidade de São João do Garrafão, zona rural do município de Santa Maria de Jetibá, região Serrana do Espírito Santo, nesta quarta-feira (12), após ser atacado por cães.
Segundo a solicitante uma aposentada de 54 anos e proprietária do sítio onde o animal foi recolhido, o cervo foi atacado por cães durante a noite em uma mata próxima de sua residência e na fuga, jogou-se em uma lagoa sendo resgatado por moradores ao amanhecer e colocado em um cercado em segurança até que a Polícia Ambiental pudesse recolhê-lo.
Os policias recolheram e identificaram o animal como uma fêmea adulta, pesando quase 15 quilos, apresentando alguns ferimentos provenientes das mordidas dos cães, sendo levado para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz onde recebeu cuidados dos veterinários.
Segundo o sargento Ramos que atendeu a ocorrência, o cervo foi transportado com todo o cuidado necessário inclusive com a cabeça coberta por conta do estresse, respondeu bem aos medicamentos, se alimentou e preliminarmente é possível dizer que não corre risco de morte devendo ser reintroduzido na natureza nos próximos dias se tudo correr bem.
O cervo está cada vez mais com sua população reduzida devido ao desmatamento, queimada e a caça, principalmente pelo cão doméstico. É uma espécie normalmente solitária, se unindo na época do acasalamento e depois se separando.