sábado,
24 de maio de 2025

Geral

Polícia deflagra Operação Nexum e prende dez pessoas em Piúma

Após a investigação, a autoridade policial representou ao Poder Judiciário pela prisão de 50 alvos, todos integrantes de uma organização criminosa atuante em Piúma.

Redação

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Piúma e em conjunto com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), deflagrou, nesta quinta-feira (22), a Operação “Nexum”, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão e internação de adolescentes infratores no município de Piúma. A ação é um desdobramento da Operação “Pacificação, realizada no ano de 2023.

Após cerca de oito meses de investigação, a autoridade policial representou ao Poder Judiciário pelos mandados em desfavor de 50 alvos, todos integrantes de uma organização criminosa atuante na cidade. De acordo com a investigação, essa organização operava o tráfico de drogas em diversos bairros, como Centro, Areias, Piuminas, entre outros.

“Durante as investigações, foi constatado que os membros da organização criminosa têm ligação com o Comando Vermelho (CV), facção criminosa do Rio de Janeiro. O líder do grupo está escondido no Complexo do Alemão, de onde comandava as atividades ilícitas em Piúma. Contra ele foi expedido mandado de prisão preventiva pela prática dos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Importante destacar que boa parte das prisões foram em presídios do Estado, já que muitos dos envolvidos já se encontram detidos pelos mesmos crimes. No entanto, algumas prisões ainda estão pendentes, e uma nova etapa da operação não está descartada”, disse o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Piúma, delegado Vitor Alano.

O nome da operação advém da expressão latina “Nexum” que significa “ligação” ou “conexão”, uma referência ao êxito alcançado durante as investigações na identificação das conexões entre criminosos de bairros e cidades diversas que compõem uma mesma organização criminosa, conhecida como “Tropa do Pânico”, que vem a ser, por sua vez, uma célula, em Piúma, da facção criminosa carioca Comando Vermelho (CV).

A investigação também identificou uma conexão entre lideranças do tráfico de drogas de Piúma e Cachoeiro de Itapemirim, destacando-se a atuação de um membro do Comando Vermelho (CV) e uma das principais lideranças do tráfico de drogas do bairro Bela Vista, em Cachoeiro de Itapemirim. Contra ele também foi expedido mandado de prisão pelo crime de organização criminosa.

Já na fase ostensiva, na manhã desta quinta-feira (22), as forças de segurança deram cumprimento a um total de dez mandados de prisão de alvos ainda em liberdade além de dezenas de outros em unidades prisionais de Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes, destaca-se, dentre os mandados cumpridos, a prisão de um gerente do tráfico de drogas ligado à organização criminosa.

“Em relação a esse alvo, as investigações descortinaram, além da sua liderança na gestão das vendas dos tóxicos, sua atuação na lavagem de dinheiro da organização criminosa, utilizando, para tanto, um comércio de fachada voltado para venda de açaí. Com essas ações, foi possível desarticular essa célula criminosa, contribuindo para a pacificação e a segurança da população de Piúma”, completou o delegado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cidadania italiana passa a depender de via judicial para a maioria dos descendentes, alerta advogado

Geral

Carro pega fogo em frente à Escola Municipal no Centro de Marechal Floriano: Veja vídeo

Geral

Marataízes pode aderir a Projeto LIDER em parceria com o Sebrae

Geral

Proibição de serviços públicos, como hospitais, delegacias e escolas, tentando registrar, matricular; bebês ‘reborn’, poderá virar projeto de lei no ES

Geral

286 professores são empossados em Cachoeiro, e Prefeitura anuncia novo concurso para mil docentes

Geral

Motocicleta com mais de R$ 205 mil em débitos é localizada com monitoramento do Cerco Inteligente do ES

Geral

Poderes públicos assinam  portaria com recomendações para fim de lixões e recuperação de áreas degradadas 

Geral

Ao lado de Casagrande,  ministro do STF, Luís Roberto Barroso, lança projetos do ‘Pena Justa do CNJ’ no ES