sábado,
13 de dezembro de 2025

Polícia

Polícia Militar do Espírito Santo tem novo comandante-geral

Foto: PMES

 

Redação

 

Em uma solenidade realizada no gabinete, o coronel Márcio Eugenio Sartório assumiu o comando-geral da Polícia Militar do Espírito Santo. A cerimônia foi realizada na tarde desta segunda-feira (18). Deixou o cargo, após cerca de 11 meses de atuação, o coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça.                                     

 

Diversas autoridades civis e militares prestigiaram o momento. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou que “toda passagem de comando se cumpre uma liturgia, é seguido um roteiro. Por necessidade, esta foi feita dessa forma e aqui reconhecemos a brilhante escolha feita pelo governador, na ocasião em que o coronel Barreto foi designado comandante-geral”.

 

Continuando sua fala, o secretário destacou as várias características do coronel Barreto. “Profissional, leal, corajoso e que representou muito bem a Instituição diante de uma intensa jornada”, pontuou o secretário destacando os vários resultados importantes alcançados na gestão do coronel Barreto e desejando também sucesso ao coronel Sartório no comando da Corporação e a serviço da sociedade.

 

“Quem assume o comando carrega nos ombros a grande responsabilidade de estar à frente da PMES”, apontou o governador do Estado, José Renato Casagrande. O governador ainda desejou uma Polícia que se integre cada vez mais à sociedade e aos outros órgãos de segurança pública, com diálogo e expressão em prol da comunidade capixaba.   

 

“Infelizmente, por motivos de saúde, não pude hoje estar aqui nesta honrosa solenidade para dar e receber os cumprimentos que me seriam preciosos, nem pude receber os abraços que certamente tornariam para mim o dia de transmissão do mais honroso cargo da Polícia Militar do Espírito Santo inesquecível e, sem dúvida, daria para o novo Comandante uma imagem como nenhuma outra jamais revelada em sua alma”, destacou o coronel Barreto em sua alocução.

 

O novo comandante-geral

 

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, o coronel Sartório pertencente à primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) formada no Espírito Santo, na “Academia de Tucum”, sendo declarado aspirante em 1994.

 

Antes de assumir o comando-geral, o coronel Sartório estava à frente do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM).  O coronel Sartório atuou por muito tempo no Regimento de Polícia Montada (RPMont), onde exerceu várias funções, chegando ao comando da Unidade. Em seguida, de 2013 a 2015, foi diretor-adjunto de Comunicação Social, de onde saiu para comandar o 1º Batalhão e logo depois foi Diretor de Saúde. Sua última função, antes de assumir o comando-geral da PMES, foi de comandante de Polícia Ostensiva Metropolitano.

 

Coronel Sartório é pós-graduado em Instrução de Equitação e Gestão em Segurança Pública. Entre os outros cursos realizados pelo oficial está o de Equitação Policial Militar, ministrado pelo Regimento Dias Cardoso (PMPE), e o curso de multiplicador do Curso Tiro Defensivo na Preservação da Vida.

 

Sua experiência docente inclui a instrução de disciplinas no Curso de Formação de Oficiais, no Curso de Especialização em Policiamento Montado e Estágio Policiamento Montado.

 

O coronel Sartório representou a PMES em vários campeonatos hípicos, consagrando-se sete vezes campeão estadual e cinco vezes vice-campeão;  bicampeão brasileiro militar; vários títulos em competições nacionais militares destacadas, dentre elas campeão da série principal na PMERJ, PMGO, PMDF, Exército Brasileiro; da série intermediária na PMMG, PMESP, PMBA, PMES.

 

O oficial já foi consagrado com a Medalha 175 Anos da PMES, a Medalha Vasco Fernandes Coutinho – PMES, a Medalha do Sesquicentenário da PMGO, Medalha da Ordem dos Cavaleiros Honorários do Regimento Coronel Enyr Cony Dos Santos – PMERJ, Medalha do Centenário do Regimento 9 de Julho – PMESP e a Medalha Primado da Saúde – DS – PMES.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Polícia Federal deflagra operação contra servidora suspeita de fraude no INSS no ES

Polícia

Polícia Militar localiza e apreende drogas em terreno baldio em Marechal Floriano

Polícia

Polícia Civil indicia homem que tentou matar companheira com golpes de frigideira no Centro de Castelo

Polícia

Força Tática apreende drogas e prende traficantes em Cachoeiro de Itapemirim

Polícia

Polícia Civil recupera mais de R$ 7 mil em fraude do ‘falso advogado’ em Venda Nova

Polícia

Polícia Civil conclui investigação sobre furto de quadriciclo avaliado em R$ 75 mil em Venda Nova

Polícia

Polícia Federal deflagra série de operações de combate ao abuso sexual infantojuvenil em Cachoeiro, Marataízes e Itapemirim

Polícia

Duas pessoas são presas por alertarem blitz policial em grupos de Whatsapp em Afonso Cláudio