segunda-feira,
19 de maio de 2025

Polícia

Polícia resgata idoso mantido em condição análoga à escravidão em Presidente Kennedy

A investigação será encaminhada à Polícia Federal, que tem atribuição para investigar o crime de condição análoga à escravidão

Redação

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) Presidente Kennedy, resgatou, nessa quarta-feira (31), um idoso de 71 anos que estava sendo mantido em condição análoga à escravidão em uma propriedade rural localizada em Pedra Branca, na zona rural de Presidente Kennedy. O resgate foi feito após recebimento de denúncia por meio do Disque-Denúncia 181.

O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Presidente Kennedy, delegado Thiago Viana, informou que a denúncia indicava que a vítima trabalhava na propriedade rural. “A denúncia dava conta de que o suspeito, que seria filho do dono da propriedade e tomador do serviço, não fornecia alimentação para a vítima e retinha os documentos pessoais para receber um benefício previdenciário da vítima. Além disso, a vítima estaria com uma lesão no tornozelo há quinze dias, sem o devido atendimento médico”, disse.

Ao se deslocarem à propriedade, os policiais constataram que a vítima estava morando numa casa com instalações precárias e com o básico para a sobrevivência. “Foi confirmado que a vítima estava com lesão no tornozelo direito. Após a constatação, ela foi levada para a Delegacia e ouvida, tendo dito que trabalhava para o suspeito há cerca de 15 anos, mas sem receber salário fixo. Recebia apenas alguma importância em dinheiro para sobreviver”, relatou o delegado Thiago Viana.

Segundo ele, a vítima disse também que tem um benefício previdenciário, mas é o tomador de serviço quem recebe o dinheiro e fica com todos os documentos da vítima. “Por fim, a vítima disse que avisou ao tomador de serviço sobre a lesão no tornozelo, mas ele não disponibilizou atendimento”, acrescentou o delegado.

Os policiais civis acionaram a Secretaria de Assistência Social de Presidente Kennedy, que levou a vítima para a casa de um parente e prestou todo o atendimento assistencial. O suspeito e o pai dele não foram encontrados na propriedade, nem na residência deles na sede do município, sendo um parente informado que deveriam comparecer na Delegacia.

Nessa quinta-feira (1º), o suspeito compareceu à Delegacia, foi ouvido e disse que a vítima não trabalha para ele e que estava morando na propriedade do pai do suspeito pelo fato de ter sido abandonado pela família. “O suspeito apresentou os documentos da vítima, incluindo cartão de recebimento de benefício e alegou que estava com os documentos, pois foi o suspeito que conseguiu o benefício para a vítima, que não tem controle das finanças. Ele foi liberado, pois não estava em flagrante”, contou Viana.

A investigação será encaminhada à Polícia Federal, que tem atribuição para investigar o crime de redução à condição análoga à escravidão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

“A casa caiu em Araguaia e Santa Maria de Marechal”; operação conjunta apreende drogas e prende traficante

Polícia

Operação contra contrabando de cigarros é deflagrada pela Polícia Federal em Castelo

Polícia

PMES prende em Viana dois suspeitos de roubo em Afonso Cláudio

Polícia

Em 48 horas, polícia prende dois suspeitos de tráfico internacional de drogas em Marataízes; veja vídeo

Polícia

Ação da polícia prende traficante e apreende drogas em Cachoeiro e Vargem Alta

Polícia

Crueldade e fim dos tempos: Mãe e padrasto são presos em flagrante suspeitos pela morte de bebê

Polícia

Após ameaçar esposa com revólver municiado, homem é preso em flagrante: Veja momento da prisão na orla de Piúma

Polícia

Polícia Civil apreende diplomas, laudos e atestados médicos falsificados