quarta-feira,
21 de janeiro de 2026

Política

Prefeitura de Cachoeiro estuda transformar Guarda Civil Municipal em Polícia Municipal

Redação

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim iniciou um estudo de viabilidade para transformar a Guarda Civil Municipal (GCM) em Polícia Municipal. A iniciativa surge após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (20), que reconheceu a constitucionalidade das leis municipais que ampliam a atuação das guardas municipais em ações de segurança urbana.

A decisão do STF estabelece que essas normas devem respeitar os limites constitucionais, atuando de forma complementar às funções da Polícia Civil e Militar, sem sobrepô-las. Com isso, abre-se a possibilidade de uma atualização legislativa para ampliar o papel da GCM em Cachoeiro.

Na tarde desta segunda-feira (24), representantes da Secretaria de Segurança e Trânsito se reuniram com o vice-prefeito e secretário municipal de Gestão Especial, Júnior Corrêa, para discutir a atualização das atribuições da GCM, alinhando-as ao novo entendimento do STF.

“Estamos iniciando os estudos para atualizar a Lei Orgânica Municipal e adequar as atribuições da GCM a essa nova realidade. Esse processo precisa passar por votação na Câmara Municipal em dois turnos e pela análise das comissões antes de ser sancionado pelo prefeito,” explicou Júnior Corrêa.

O entendimento do STF permite que as guardas municipais realizem policiamento ostensivo e comunitário, além de atuarem em situações de risco à segurança de pessoas, bens e serviços públicos, podendo inclusive realizar prisões em flagrante. Entretanto, o órgão não terá poder investigativo, respeitando a divisão de funções entre as forças de segurança pública.

Com a atualização das atribuições da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura poderá avançar nos estudos para o envio de um projeto de lei ao Legislativo Municipal, que formalize a transformação da GCM em Polícia Municipal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Primeira-dama de Cachoeiro, Norma Ayub anuncia pré-candidatura à Assembleia Legislativa do ES

Política

Prefeito de Mimoso do Sul, Peter da Costa volta a descumprir decisão do Tribunal de Contas  e leva multa de R$ 2 mil

Política

Prefeitura de Castelo vira alvo e Ministério Público de Contas aponta uso irregular de pregões presenciais, sem motivação adequada

Política

Veto de Lula à redução de penas por atos antidemocráticos divide governo e oposição

Política

Vereador de Alfredo Chaves é cassado por fraude à cota de gênero

Política

Urgente! Agravo é indeferido pela Câmara de Marechal, e justiça mantém liminar que suspende cassação do prefeito Lidiney Gobbi

Política

Liminar da Justiça suspende cassação do prefeito Lidiney Gobbi (PP), de Marechal Floriano

Política

Congresso promulga emenda constitucional que permite a professor acumular outro cargo público