domingo,
31 de agosto de 2025

Geral

Prefeitura de Venda Nova analisa casos com contraindicação à vacina após primeira morte por suspeita de febre amarela no Município

A Secretaria Municipal de Saúde registrou o primeiro caso de morte por suspeita de febre amarela, ocorrido nesse fim de semana. A vítima tinha contraindicações à vacina e foi orientado a usar repelentes. A Secretaria vai rever todos os casos de pessoas que não podem ser vacinadas para tentar imunizar 100% da população. Os moradores estão sendo convocados a procurar suas unidades de saúde.

O homem que morreu com suspeita da doença tinha 68 anos e morava na comunidade de Vargem Grande. Ele não foi vacinado por alegar problemas crônicos, situação em que a imunização não pode ser feita. É importante lembrar que os casos de pessoas que não podem ser vacinadas são determinados pelo Ministério da Saúde e o Município é obrigado a seguir essa determinação.

O caso foi o primeiro em mais de dois meses de mobilização contra a doença em Venda Nova. Atualmente, 92% da população vendanovense já está imunizada. Amostras já foram enviadas para análise e o resultado confirmando ou afastando a hipótese de febre amarela deve ser divulgado em até 30 dias.

O foco, agora, segundo o secretário Municipal de Saúde, Tadeu Sossai, é analisar os casos com contraindicação para verificar se é possível vacinar. “Reforçamos à comunidade que tome a vacina quem ainda não tomou. Quem julga não poder receber a imunização, deve procurar sua unidade de saúde, onda há um médico habilitado para liberar ou não a aplicação da dose”, explica Sossai.

Doença não chegou à área urbana

Todos os casos da doença registrados, tanto em macacos como este suspeito em um ser humano, são referentes à febre amarela silvestre. A doença não chegou ao centro urbano do município e a Secretaria trabalha para evitar que isso aconteça. Uma das medidas de prevenção é o carro fumacê, que já dispersa inseticida para combater vários tipos de mosquitos, dentre eles o Aedes Aegypti, transmissor da febre amarela na área urbana.

Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde:

3313ec7d 6 O

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

BRK vira alvo da Agersa após esgoto ser lançado no Rio Itapemirim em Cachoeiro

Geral

Cachorro é salvo pelos bombeiros ao ficar preso em tubulação em Marechal Floriano

Geral

Municípios do ES batem recorde na despesa com educação, com mais de R$ 7 bilhões

Geral

Viação Águia Branca tem planejamento definido para assumir a operação das linhas da Itapemirim

Geral

Polícia Civil cumpre mandados contra casal suspeito de fraude milionária em Itapemirim

Geral

Você sabe o que fazer se pagar um boleto falso? Procon de Cachoeiro responde!

Geral

Três suspeitos de assaltar residência de vereador em Presidente Kennedy são detidos pela PRF em Guarapari

Geral

Tribunal de Contas emite determinações para adequação de edital de PPP para iluminação pública em Afonso Cláudio