terça-feira,
16 de dezembro de 2025

Geral

Procon dá dicas para não errar na compra para o Dia dos Pais

O Procon de Cachoeiro reuniu dez dicas para quem vai às compras nesta semana, para o Dia dos Pais. Em vésperas de datas comemorativas, quando as lojas tradicionalmente ficam mais cheias, o órgão de defesa do consumidor alerta que, na hora de fechar negócios, é bom ficar atento e planejar.

 

O coordenador do Procon, Marcos Cesario, conta que o trabalho começa antes mesmo de sair de casa, quando vale pensar no orçamento disponível e avaliar o quanto é possível gastar, sem assumir dívidas desnecessárias. Com as contas feitas, ele sugere a elaboração de uma lista de opções e pesquisa de preços, incluindo a possibilidade de obter melhor preço pelo pagamento à vista ou mesmo de parcelar o valor. Na dúvida, peça informação e, se preciso, desconto.

 

Os cuidados devem ser redobrados quando o produto estiver em promoção, pois eles podem conter pequenos defeitos. Deve-se ficar atento, ainda, no caso de compras de roupas, se há possibilidade de troca por motivo de tamanho, modelo e cor. Se houver, é importante fazer o acordo constar na nota fiscal, que deve ser sempre exigida.

 

Além disso, vale conferir a lista completa (abaixo), com as oito dicas. Se, depois de a ler, o consumidor chegar à loja e ainda ficar na dúvida ou desconfiar que esteja sendo lesado, pode entrar em contato com o Procon, que funciona à rua Bernardo Horta, nº 210, Guandu. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 16 h. 

 

Dicas do Procon:

 

1 – Peça a nota fiscal e o certificado de garantia, pois, em caso de problemas, esses documentos são indispensáveis para trocas ou devolução. 

2 – No caso de peças de vestuário, certifique-se da possibilidade de troca em caso de problemas com cor, tamanho ou modelo, pois, nesses casos, é uma concessão da loja, e deve constar de forma clara na nota fiscal de compra ou em etiqueta afixada na peça.

3 – Eletrodomésticos ou eletroeletrônicos: defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços. Considere também a qualidade do produto e as reais necessidades da pessoa que será presenteada. Nem sempre um aparelho mais sofisticado é a melhor escolha. Solicite do vendedor uma demonstração do funcionamento do produto.

4 – Celulares: deve ser muito bem avaliado o preço do produto e os serviços oferecidos (habilitação, tarifas, pacotes, promoções).

5 – Produtos de perfumaria e alimentos: verifique a adequação da rotulagem/embalagem às exigências do Código de Defesa do Consumidor: peso, volume, prazo de validade, composição, registro no Ministério da Saúde e dados do fabricante ou importador.

6 – Produto importado tem que ter todas as informações em língua portuguesa.

7 – Compras efetuadas fora do estabelecimento comercial: o consumidor tem o direito de desistir da compra em até sete dias da assinatura do contrato ou recebimento do produto, nesse caso, o pedido de cancelamento deve ser feito por escrito e caberá ao fornecedor efetuar a devolução ao consumidor do valor eventualmente pago. Esteja atento aos prazos de entrega, que devem ser cumpridos.

8 – Compras a prazo: esteja atento aos juros cobrados, procurando evitar o endividamento. O comerciante é obrigado a informar o valor da mercadoria à vista e a prazo, bem como os juros mensais que eventualmente forem cobrados, em virtude do parcelamento.

9 – Compra no cartão de crédito: verifique a taxa de juros no contrato e encargos, caso atrase o pagamento.

10 – Compras com cheques pré-datados: faça constar as datas de vencimento no pedido ou na nota fiscal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Operação da Polícia Federal investiga ataque hacker que desviou R$ 4,5 milhões para correntistas no ES

Geral

PM com sinais de embriaguez invade contramão, bate de frente com moto e piloto morre em Cachoeiro

Geral

Ministério Público ajuíza Ação Civil Pública contra Câmara de Anchieta por desproporção de cargos comissionados

Geral

Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios