Uma festa muito bonita marcou a formatura dos 325 alunos, de cinco escolas de Marechal Floriano, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar. O evento aconteceu no Ginásio Paulo Antônio Lorenzoni.
Os instrutores do Proerd, em Marechal Floriano, são cabo Cristina e Soldado Piveta. Eles trabalham durante 3,5 meses (de 8 a 10 encontros) com alunos do 5º e 7º ano nas escolas de Marechal. Participaram dessa formatura os estudantes das escolas Elisiário Ferreira Filho, Mauro José Christo, Sítio Rupf, Emílio Oscar Hülle e Centro Educacional Integração.
Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de participação. As melhores redações do 5º e do 7º ano de cada escola participante foram premiadas com medalhas e um presente. Além disso, foram sorteadas cinco bicicletas para os alunos, oferecidas por empresários, comerciantes e instituições bancárias do município.
Para abrilhantar ainda mais a formatura dessa turminha, a Banda Júnior da Polícia Militar apresentou várias canções, encantado o público, pais e familiares dos formandos que compareceram ao ginásio.
O diretor da EMEF Mauro Christo, Carlos Magno Santana, ressaltou a importância do Proerd. “Vemos o quanto PE importante dizer não para as drogas, para a bebida e para tudo aquilo que só vai te destruir. Não podemos fechar os olhos dos nossos filhos para os problemas. Mas podemos ensinar a eles o que é certo e o que é errado.”
O comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Wellington Nalesso Denadai, destacou que o sucesso do programa vem com o eforço conjunto. “Quando se investe em prevenção, lá na frente, deixamos de fazer a repressão. Só com a soma dos esforços é que conseguimos atingir 100% das crianças de Marechal Floriano e de Domingos Martins. É com grande esforço, mas esse trabalho é muito importante. O Proerd tem esse objetivo: Trazer um mundo melhor para as nossas crianças”,disse.