sexta-feira,
14 de novembro de 2025

Geral

Projeto de lei multa para quem perturbar prática religiosa no ES

Redação

 

Quem impedir, invadir ou perturbar cerimônias ou locais dedicados a cultos religiosos poderá ter que pagar multas que vão de R$ 60 mil a R$ 242 mil atualmente. É o que pretende instituir o deputado Capitão Assumção (PL), por meio do Projeto de Lei (PL) 97/2022, em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales).

Segundo a matéria, será autuada toda pessoa que permanecer no local da devoção contra a vontade expressa da autoridade religiosa local ou com outra finalidade que não seja o culto da denominação em questão.

 

“Impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso são condutas abomináveis, não só pela decência e a moral, mas também, no mais elevado grau, pela legislação brasileira”, justifica o autor.

Multas

 

As multas propostas para quem descumprir o estabelecido variam entre 50 (infrator primário), 100 (reincidente) e 200 (reincidente por mais de duas vezes) salários mínimos.

O PL destaca também que os valores poderão ser cobrados em dobro caso a infração seja cometida por “motivação política” ou “com emprego de violência ou intimidação”. A matéria estabelece ainda que as penalidades não excluem sanções penais e reparação civil pelos danos provocados.

“A liberdade religiosa dos brasileiros está debaixo de ataque constante, concentrado e ideologicamente motivado, e os dispositivos legais que julgávamos suficientes para punir os poucos casos de ultraje a culto que tínhamos no passado já não dão conta de responder e coibir a onda de intolerância religiosa que dia após dia tem tomado um volume sobrenatural”, conclui.

Tramitação

 

O projeto segue tramitando nas comissões de Justiça, Cidadania e Finanças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves

Geral

Governo do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro