domingo,
19 de outubro de 2025

Geral

Projeto de Lei que proíbe apreensão por IPVA atrasado começa a tramitar na Assembleia Legislativa do Estado

Iniciativa de Enivaldo dos Anjos vai passar pelas comissões de Justiça e Finanças / Foto: Divulgação

Redação

 

Começou a tramitar na Casa matéria que proíbe a apreensão de veículos por causa de atraso do pagamento do IPVA e nos casos em que o Certificado de Registro e Licenciamento estiver vencido. Para isso, o PL 446/2020 altera a Lei 6.999/2001, reconhecendo a cobrança obrigatória do imposto, mas desvinculando o atraso no pagamento à apreensão do veículo. Na mudança, proposta pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), o autor ainda coloca como necessária a inscrição do devedor em órgãos de proteção ao crédito. A presidência despachou a matéria para análise dos colegiados de Justiça e Finanças.

 

Assistência Social

 

O deputado Adilson Espíndula (PTB) quer fortalecer o serviço de assistência social prestado na área da saúde. Por meio do PL 445/2020, o parlamentar propõe tornar obrigatória a presença deste profissional, em caráter permanente, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Estado com o objetivo de atuar junto aos familiares dos pacientes internados. Na matéria, o autor propõe a presença de um profissional de assistência social para cada 20 leitos desse tipo. A matéria vai ser estudada pelas comissões de Justiça, Saúde e Finanças. Vale destacar que o autor da matéria é presidente do colegiado de Assistência Social.

 

Caparaó

 

Também começaram a tramitar nesta segunda duas iniciativas do Poder Executivo. Uma delas inclui o município de Jerônimo Monteiro na Região do Caparaó. Atualmente, a cidade faz parte da Região Central Sul. Na justificativa do Projeto de Lei (PL) 442/2020, o governo explica que o município já é considerado a porta de entrada da região para quem vem do litoral sul capixaba ou da Grande Vitória. A proposta é inspirada em uma indicação do presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos), conforme consta no texto enviado a Ales (Indicação 870/2020).

 

Para essa mudança, o governo propõe uma alteração na Lei 9.768/2011, que trata da definição das microrregiões do Espírito Santo. Atualmente, a Região do Caparaó é composta pelos seguintes municípios: Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Muniz Freire, Irupi, São José do Calçado, Alegre, Bom Jesus do Norte, Iúna e Ibatiba. A matéria será analisada pelas comissões de Justiça e Finanças.

 

Outra matéria de autoria do Executivo autoriza a transferência de créditos tributários de ICMS pagos pela Petrobras Distribuidora S/A para a Companhia de Gás do Espírito Santo (ES GÁS) em função de processos administrativos. Na justificativa do PL 426/2020, o governo registra que essas restituições estão amparadas em normas federais (Lei Federal 5.172/1995 e Lei Complementar 87/1996). O autor ainda destaca que o “resgate” desses créditos pode servir de incentivo para setores produtivos do Estado que consomem gás natural, tais como plástico, cerâmica, celulose e geração de energia elétrica. De acordo com o despacho da presidência, a matéria será analisada pelas comissões de Justiça e Finanças.

 

Calendário Oficial do Estado

 

Dois projetos de lei de autoria parlamentar querem instituir novas datas comemorativas no calendário estadual com o objetivo de fomentar a conscientização e o debate sobre temas específicos. O PL 443/2020, assinado pelo deputado Bruno Lamas (PSB), institui o Dia (17 de julho) e a Semana Estadual da Primeira Infância (11 a 17 de julho). Já o PL 444/2020, que institui a Semana Estadual da Saúde Pública (2 a 7 de abril), é do deputado Renzo Vasconcelos (Progressistas). As propostas serão analisadas pela Comissão de Justiça. 

 

Fonte: Ales

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ao lado do prefeito Toninho Bitencourt, Casagrande inaugura obras de infraestrutura e anuncia novos investimentos em Marataízes

Geral

CPMI do INSS: prestador de serviços diz que abriu empresas para atender a Conafer

Geral

Caminhoneiro foge após colidir em moto e acaba preso em Vargem Alta

Geral

Prefeitos de Marechal, Alfredo Chaves e Vargem Alta se reúnem com vice-governador para tratarem do asfaltamento da Rota Vale do Inhame

Geral

Decretada nova prisão preventiva de servidor público da Câmara de Rio Novo do Sul denunciado pelo MPES

Geral

Marechal Floriano é destaque no ‘Índice de Transparência e Governança Pública’

Geral

ES inicia processo para compra emergencial do antídoto do metanol

Geral

Senado aprova texto e imposto sobre herança pode dobrar no ES em 2026