domingo,
09 de agosto de 2026

Geral

Projeto de Lei veda nomear condenado para cargos públicos por abuso infantil no ES

Redação

 

Uma iniciativa protocolada na Assembleia Legislativa (Ales) proíbe a nomeação em cargos públicos de pessoas condenadas por violência ou abuso sexual contra crianças e adolescentes. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 318/2021, de autoria do deputado Capitão Assumção (Patri).

 

O projeto veda a nomeação de condenados por condutas tipificadas pela Lei Federal 13.431/2017 – que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência – e também por outras condutas previstas no Código Penal. 

 

A Lei Federal 13.431/2017 abrange a violência física, psicológica, sexual e institucional contra crianças e adolescentes. Do Código Penal o projeto destaca o estupro de vulnerável; a corrupção de menores; a satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente; o favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável; e a divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia.

 

De acordo com a iniciativa, a vedação tem como marco inicial a data do trânsito em julgado da sentença penal condenatória e como marco final a extinção da punibilidade do condenado.

 

“O projeto visa fortalecer as bases constitucionais da moralidade e da ética no âmbito do serviço público estadual, proibindo a nomeação de indivíduos que tenham sido condenados por diversos crimes cujas vítimas sejam crianças; isso porque o histórico de episódios de abusos e violações de direitos a menores tem se tornado cada vez mais presente na sociedade”, justifica Assumção. 

 

“Dessa forma, visando afastar o criminoso da esfera do serviço público, seja ele comissionado ou efetivo, a medida em apreço mostra-se extremamente necessária para evitar que o serviço público se torne guarida para aqueles que optaram pela vida criminosa e tenham devastado a vida não só de crianças indefesas, mas também de seus familiares”, defende o autor. 

 

Tramitação

 

A proposta será analisada pelas comissões de Justiça, Cidadania, Segurança e Finanças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Bombeiros resgatam novilha presa em ravina há dois dias em área de difícil acesso em Afonso Cláudio; veja vídeo

Geral

Incêndio de grandes proporções atinge apartamento em Venda Nova

Geral

614 MEIs são bloqueados por irregularidades fiscais no ES

Geral

Procuradoria do Estado barra doação de terreno ao MST

Geral

Tribunal de Contas comunica a lista de gestores com contas irregulares à Justiça e Ministério Público Eleitoral; veja os nomes

Geral

Cuidado e Respeito: Marechal Floriano ganha primeira “PATARELA” para combater o atropelamento de animais

Geral

Bombeiros resgatam mulher com suspeita de torção durante trilha no Parque Estadual de Pedra Azul

Geral

Golpe do Limpa Nome esconde R$ 76,8 milhões em dívidas e afeta 450 credores no ES