domingo,
31 de agosto de 2025

Geral

Quinze produtores concluem curso sobre uso de agrotóxicos? em Marechal Floriano

Quinze produtores rurais concluíram, na quarta-feira, dia 04, o curso de Aplicação de Agrotóxicos, oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Marechal Floriano. Essa turma abriu a temporada de cursos que estão disponíveis aos produtores que procurarem a secretaria.

Os cursos são uma parceria entre a Prefeitura de Marechal Floriano, a Secretaria Estadual de Agricultura (SEAG), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sindicatos e associações rurais no município.

“A Secretaria de Agricultura disponibiliza esses cursos atendendo às solicitações dos próprios produtores, demonstrando uma preocupação em contribuir para a preservação do meio ambiente e também para a saúde dos produtores, das famílias e dos consumidores, uma vez que o uso do agrotóxico é uma prática constante”, informou o secretário de Agricultura, Ubaldino Saraiva.

Durante o curso, os produtores realizam visitas técnicas nas quais aprendem o manuseio correto desses produtos. Eles também recebem informações sobre a quantidade para uma aplicação adequada quando uso dos defensivos é inevitável.

“É importante conscientizar o produtor quanto ao uso correto dos defensivos, bem como a dosagem, a aplicação e, principalmente, a devolução das embalagens”, ressaltou o secretário.

Na avaliação do gerente da Cafeeira Stöckl, Elizeu José Hoffman, o curso foi muito bom. “Conscientiza os trabalhadores sobre o uso correto desse tipo de produto. Mostra também, a importância dos equipamentos adequados para o manuseio. O curso faz com que a gente ‘abra a cabeça’ e amplie o conhecimento, já que vem uma pessoa de fora, especializada, para falar nesse assunto. Isso ajuda a mudar o nosso comportamento.”

O instrutor do Senar, Leonardo Perovani, disse que a realização desses cursos é muito importante. “O curso visa simplificar o uso do agrotóxico, ressaltando os benefícios e malefícios desses produtos, explicando o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI) durante a aplicação na lavoura. Essas atitudes visam proteger a saúde do trabalhador e, também, do consumidor”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

BRK vira alvo da Agersa após esgoto ser lançado no Rio Itapemirim em Cachoeiro

Geral

Cachorro é salvo pelos bombeiros ao ficar preso em tubulação em Marechal Floriano

Geral

Municípios do ES batem recorde na despesa com educação, com mais de R$ 7 bilhões

Geral

Viação Águia Branca tem planejamento definido para assumir a operação das linhas da Itapemirim

Geral

Polícia Civil cumpre mandados contra casal suspeito de fraude milionária em Itapemirim

Geral

Você sabe o que fazer se pagar um boleto falso? Procon de Cachoeiro responde!

Geral

Três suspeitos de assaltar residência de vereador em Presidente Kennedy são detidos pela PRF em Guarapari

Geral

Tribunal de Contas emite determinações para adequação de edital de PPP para iluminação pública em Afonso Cláudio