domingo,
31 de agosto de 2025

Geral

Reunião de trabalho reúne autoridades para discutir combate à febre amarela em Venda Nova

A mobilização contra a febre amarela tem envolvido vários munícipios, Estado e o Governo Federal. Aconteceu nesta sexta-feira (27), no Ifes de Venda Nova, uma reunião de trabalho para tratar do problema. Autoridades como o vice-governador César Colnago, o pesquisador da Ufes Reinaldo Dietzie, a deputada estadual Luzia Toleto, o deputado federal Lelo Coimbra, a senadora Rose de Freitas, prefeitos e um coordenador do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, dentre outros, estiveram presentes. O objetivo foi alinhar estratégias e trocar conhecimentos sobre a doença.

Atualmente, de acordo com César Colnago, 37 municípios no Estado têm prioridade na vacinação contra a febre amarela. Em Venda Nova, onde mais da metade da população já foi vacinada, a dedicação à imunização não vai parar.

3e5f2a23 b

“Temos que nos mobilizar principalmente na área rural. A partir de segunda, vamos colocar equipes, principalmente, à disposição de quem vive em torno da área rural. Faremos um trabalho sério e, tenho certeza, se não chegarmos a 100%, teremos 90%, 95% de cobertura de vacinação no nosso município. Tenho convicção de que vamos vencer essa doença”, tranquilizou o prefeito Braz Delpupo.

Para César Colnago, o trabalho para vencer a febre amarela deve ser conjunto. “Toda a nossa região tem matas e a presença do macaco, que é um alerta. Nós temos vários registros de morte de macacos e precisamos interromper esse ciclo. Para isso, precisamos da participação de todos, tanto na eliminação do vetor (mosquito) quanto na imunização da população que vive nessa área de risco”, comentou o vice-governador.

O representante do Ministério da Saúde presente ao encontro, Márcio Garcia, revelou que a doença começou a se espalhar de surpresa. “Vivemos um surto inesperado. Já acompanhávamos o interior de São Paulo. Em dezembro, começou em Minas Gerais, onde mais se registra casos”, comentou. Garcia também deixou claro que o Estado é visto com atenção pelo Governo Federal: “o Espírito Santo também é prioridade”, admitiu.

Prefeitos de 17 municípios participaram do encontro e tiraram dúvidas e trocaram informações sobre a doença e formas de combate. A senadora Rose de Freitas e a deputada estadual Luzia Toledo e o deputado federal Lelo Coimbra também marcaram presença e falaram sobre a mobilização do Estado e do Governo Federal para conter a febre amarela.

Vacinação em Venda Nova

Moradores da área urbana que ainda não foram imunizados devem procurar seu posto de saúde a partir da segunda-feira (30) para agendar a vacinação. Conforme adiantou o prefeito Braz Delpupo, as comunidades rurais receberão postos volantes para aplicação das doses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

BRK vira alvo da Agersa após esgoto ser lançado no Rio Itapemirim em Cachoeiro

Geral

Cachorro é salvo pelos bombeiros ao ficar preso em tubulação em Marechal Floriano

Geral

Municípios do ES batem recorde na despesa com educação, com mais de R$ 7 bilhões

Geral

Viação Águia Branca tem planejamento definido para assumir a operação das linhas da Itapemirim

Geral

Polícia Civil cumpre mandados contra casal suspeito de fraude milionária em Itapemirim

Geral

Você sabe o que fazer se pagar um boleto falso? Procon de Cachoeiro responde!

Geral

Três suspeitos de assaltar residência de vereador em Presidente Kennedy são detidos pela PRF em Guarapari

Geral

Tribunal de Contas emite determinações para adequação de edital de PPP para iluminação pública em Afonso Cláudio