sexta-feira,
22 de maio de 2026

Agricultura

Rio Novo do Sul pode ser capital do açaí capixaba

Foto: Incaper

 

Redação

 

O Projeto de Lei (PL) 103/2021, apresentado pelo Dr. Emílio Mameri (PSDB), reconhece Rio Novo do Sul como a Capital Estadual do Juçara – o fruto da palmeira homônima. O cultivo do “açaí capixaba” gera emprego e renda no município, afirma o deputado. 

Para a deferência ser formalmente reconhecida, Mameri propõe alterar o Anexo I da Lei 10.974/2019, que reúne leis sobre a concessão de títulos em homenagem a municípios. 

 

Juçara

Amparado em uma reportagem, o parlamentar destaca que a extração dos frutos (coquinhos) começou de maneira informal há 20 anos em Rio Novo do Sul. Lá, tradicionalmente extraía-se o palmito, o que causava a morte da palmeira, e os coquinhos eram descartados. 

Entretanto, a popularização do açaí mudou esse cenário. “O mercado de juçara possui grande potencial de crescimento e pode se fortalecer em toda a Região Sudeste devido ao crescimento do consumo de açaí no mercado”, salienta o autor. 

Apesar de renderem frutos parecidos, o açaí é natural da região amazônica, enquanto seu “parente”, o juçara, é característico da Mata Atlântica. Além disso, juçara é uma palmeira com um tronco; já do açaizeiro saem vários. Entretanto, as polpas beneficiadas das duas espécies são parecidas.

Tramitação 

A proposta, já acolhida pela Comissão de Justiça, será analisada também pelos colegiados de Agricultura, Turismo e Finanças. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Agricultura

Cachaça de Domingos Martins conquista cinco medalhas e leva o nome do Espírito Santo ao cenário nacional

Agricultura

Queijo de Marechal Floriano que conquistou ‘Super Ouro” no Mundial do Queijo do Brasil recebe certificado do Seag

Agricultura

Queijos de Marechal Floriano e Venda Nova conquistam ‘Super Ouro” no Mundial do Queijo do Brasil

Agricultura

Café capixaba chegou a um nível de maturidade que permite enfrentar crises sem perder competitividade

Agricultura

Alfredo Chaves ganha nova cultivar de banana mais produtiva e resistente

Agricultura

Tradição: viticultor Severino Busato recebe visitantes diariamente em São Bento de Urânia

Agricultura

Primeiros meses do ano marcam fase decisiva no ciclo do cafeeiro

Agricultura

Pimenta-do-reino capixaba bate recorde de exportações em 2025