domingo,
19 de janeiro de 2025

Saúde

Sesa recomenda a municípios atualização do Plano de Contingência para arboviroses

Foto: Sesa

 

Redação

 

Com a mudança de gestão em muitos municípios capixabas em 2021 e a chegada do período epidêmico das doenças causadas pelo Aedes aegypt, a Secretaria da Saúde (Sesa) encaminhou aos municípios do Estado, no início deste mês, a recomendação para atualização e revisão do Plano de Contingência para as arboviroses. 

 

“Considerando a situação epidemiológica vigente das arboviroses, o início do período epidêmico e também com as trocas dos gestores municipais, se faz importante que os municípios tenham essa responsabilidade visando a atualizar o que for necessário para mantermos as ações ainda mais eficazes e também auxiliar o trabalho das novas gestões”, explicou o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior.

 

Ainda segundo Laperriere, o Plano de Contingência reúne diretrizes e informações acerca das ações que devem ser tomadas durante situações adversas e/ou ocorrências anormais, com ações de assistência, gestão, vigilância epidemiológica e laboratorial, comunicação e controle vetorial.

 

“Por isso, é importante que recomendemos a atualização e revisão. Além de um ano atípico, devido à pandemia do novo Coronavírus, a dengue, chikungunya e o zika vírus não deixaram de circular em nosso território. Estamos iniciando o período do verão, com condições climáticas favoráveis para o mosquito. É importante que os gestores revisitem seus documentos, atualizem, caso necessário”, destacou o profissional.

 

O prazo para entrega dos planos termina no dia 31 de dezembro próximo. As vigilâncias municipais podem encaminhá-los às Superintendências de Saúde de suas regiões.

 

Veja aqui o 50º boletim da dengue.

 

Veja aqui o 50º boletim da zika.

 

Veja aqui o 50º boletim da chikungunya

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro