quinta-feira,
18 de setembro de 2025

Geral

Técnicos de Marechal Floriano recebem capacitação em licenciamento ambiental

Técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizaram, na última quarta-feira (20), uma oficina de capacitação para licenciamento ambiental, em Marechal Floriano. A iniciativa visa a preparar os servidores para que o município possa atuar no licenciamento de atividades de impacto local de pequeno e médio porte.

Atualmente, 27 prefeituras no Espírito Santo estão aptas a realizarem o licenciamento ambiental. A gestão ambiental possibilita uma maior oportunidade de desenvolvimento, o que valoriza a cidade, além de possibilitar a geração de novos recursos e aplicação de mecanismos de compensação ambiental. O município se torna mais atrativo aos investimentos e otimiza o tempo para implantação de projetos empreendedores na região.

Para uma prefeitura realizar o licenciamento, é necessário que o município tenha uma base legal que ampare as questões ambientais do local e apresente uma boa estrutura de equipamentos e profissionais capacitados para realizarem as vistorias.

Além disso, é fundamental que o conselho municipal de Meio Ambiente esteja em funcionamento e com formação paritária, ou seja, que a sociedade civil e os órgãos públicos possuam o mesmo número de representantes. Deste modo, a sociedade se faz mais presente na realidade do município, tornando-se parceira nas ações e decisões de impacto local.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro

Geral

Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos