quinta-feira,
11 de dezembro de 2025

Geral

TRE-ES mantém condenação de Gilvan da Federal, obtida pelo MPE, por violência política de gênero

Redação

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria Eleitoral de Vitória, informa que o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) manteve, por unanimidade, a condenação imposta ao ex-vereador de Vitória Gilvan da Federal, que atualmente é deputado federal, pela prática de violência política de gênero contra a então vereadora e atual deputada estadual Camila Valadão.

A decisão confirma integralmente a sentença proferida em março de 2025 pela juíza eleitoral da 52ª Zona Eleitoral, que condenou o parlamentar a 1 ano e 4 meses de reclusão, em regime inicial aberto, além do pagamento de multa de R$ 10 mil. A pena privativa de liberdade foi substituída por restritivas de direitos, nos termos da legislação aplicável.

O caso diz respeito a episódio ocorrido em 2021, durante sessão da Câmara Municipal de Vitória. A denúncia foi apresentada pelo MPE-ES após análise de vídeos e depoimentos que comprovaram que o réu mandou a vereadora “calar a boca”, além de ofendê-la reiteradamente com expressões pejorativas e agressivas.

Ficou demonstrado que as atitudes do então vereador tinham a finalidade de intimidar e cercear a participação da vítima nos trabalhos legislativos, configurando constrangimento baseado na condição de mulher da parlamentar. Tanto a sentença quanto o acórdão do TRE-ES reconheceram que as agressões verbais configuram violência política de gênero, prevista na legislação eleitoral.

A atuação da Promotoria Eleitoral foi decisiva para a responsabilização do réu, destacando a importância da aplicação da Lei n.º 14.192/2021, que visa combater práticas discriminatórias e assegurar às mulheres um ambiente político livre de violência e intimidação. Durante o processo, o MPE reforçou que liberdade de expressão e imunidade parlamentar não podem ser utilizadas para justificar ataques pessoais que comprometam a integridade e o pleno exercício do mandato de mulheres eleitas.

Com a confirmação da condenação por órgão colegiado, o parlamentar se torna inelegível por oito anos, conforme estabelece a Lei Complementar n.º 64/1990 (Lei da Ficha Limpa). Apesar disso, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até eventual decisão em sentido contrário, a situação de inelegibilidade permanece vigente.

O Ministério Público Eleitoral reafirma seu compromisso com a proteção da participação política das mulheres e com o enfrentamento de práticas que busquem silenciar, intimidar ou deslegitimar mulheres no exercício de mandatos eletivos. A manutenção da condenação pelo TRE-ES representa avanço importante no combate à violência política de gênero e na defesa da integridade do processo democrático.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Produção animal no ES tem alta no abate de aves e bovinos

Geral

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Geral

Secretária desmente boatos sobre fechamento de UBSs e destaca reestruturação histórica na Saúde de Cachoeiro

Geral

Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental

Geral

Os segredos do município capixaba que mais consegue reaproveitar o lixo descartado pela população