domingo,
10 de agosto de 2025

Geral

Uso de drones facilita monitoramento e fiscalização do Iema em Pedra Azul

 

Redação

 

Os drones estão cada vez mais inseridos na rotina de monitoramento e fiscalização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema). Além de agilizarem as vistorias, os equipamentos geram economia de recursos. O Programa de Uso de Drones no Monitoramento Ambiental do órgão tem, até o momento, 19 servidores capacitados para pilotar drones. A última equipe a ser treinada foi a do Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins.

 

O treinamento conta com aulas práticas e teóricas, envolvendo conteúdos como conceitos de aviação, técnicas de fotografia aérea e pilotagem. Os servidores participantes contam até mesmo com um simulador pré-voo. “O uso do simulador pré-voo traz uma elevação do nível de segurança no uso dos drones, pois os pilotos ganham mais confiança nos comandos antes de irem para o voo real”, diz o instrutor Gilberto Sipioni, servidor da autarquia. Ele lembra ainda que o simulador também é uma ferramenta que permite um aprimoramento contínuo para que os pilotos não percam a prática.

 

Os drones são utilizados para vistorias de campo dos setores de resíduos sólidos e saneamento, mineração, fiscalização, coordenação de empreendimentos diversos e no monitoramento de unidades de conservação. Também são usados em demandas específicas, como no monitoramento do incêndio que atingiu o Parque Estadual Paulo César Vinha e na Operação Mata Atlântica em Pé.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Governo do ES quer levar produtos afetados pelo tarifaço americano para o mercado europeu

Geral

Carga tributária dos presentes de Dia dos Pais chega a 77%

Geral

Casagrande lança Plano de Crédito Rural 2025/26 e apresenta novas iniciativas para impulsionar setor agrícola

Geral

Casal morre após carro despencar de 100 metros na Rampa do Filete, em Venda Nova

Geral

Marechal Floriano ganha unidade de saúde reformada e ampliada

Geral

Família de Jaciguá, Vargem Alta pede ajuda para conseguir medicamento de R$ 18 milhões para tratamento de criança com doença rara

Geral

Casagrande decreta três dias de luto pela morte de Bosquinho, ex-prefeito de Vargem Alta

Geral

Comitê do Governo do Estado se reúne com setores para avaliar impactos do tarifaço imposto pelos EUA