segunda-feira,
10 de novembro de 2025

Saúde

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda população capixaba

Redação

 

Já está válida em todo Espírito Santo a ampliação para a população em geral da vacinação contra a gripe, referente à 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Antes, o imunizante estava disponível apenas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Agora, as doses podem ser aplicadas em todos aqueles maiores de seis meses de idade. A ampliação foi divulgada pelo órgão federal, na última sexta-feira (24).

 

Atualmente, 58% dos grupos prioritários com meta preconizada pelo Ministério de 90% de cobertura vacinal receberam a dose contra a Influenza, segundo dados da Secretaria da Saúde (Sesa), disponíveis no Painel Vacina e Confia.

 

Fazem parte dos grupos com meta vacinal: crianças de seis meses a menores de 5 anos; gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, professores; e povos indígenas.

 

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, ressalta, entretanto, que o objetivo segue também na ampliação da cobertura vacinal destes grupos com metas, além de poder garantir uma cobertura ideal a toda população.

 

“A Campanha no Espírito Santo segue até final de julho ou enquanto houver doses disponíveis. Pouco mais da metade dos grupos prioritários já se vacinou, e queremos ampliar até alcançarmos a meta de 90%. Em contrapartida, com ampliação a toda população, temos a oportunidade também de mais proteção a todos, principalmente, neste período sazonal de doenças respiratórias. Por isso, busque o serviço de saúde mais próximo e tome a sua vacina contra a gripe”, enfatizou Reblin.

 

A imunização da população em geral será feita com doses remanescentes da campanha de vacinação destinada ao público-alvo, que começou em abril deste ano. Em relação ao estoque, a Secretaria da Saúde (Sesa) informa que as doses são ofertadas durante a campanha vigente, entretanto, solicitará ao Ministério da Saúde se há a possibilidade de envio de mais doses ao Estado, a fim de contemplar mais capixabas.

 

Cobertura vacinal Influenza

 

Até esta segunda-feira (27), a cobertura vacinal dos grupos prioritários com meta preconizada de 90% é de: 62% para idosos; 83% para trabalhadores da saúde; 30% para gestantes; 25% para puérperas; 72% para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; 36% para professores; e 21% para população Indígena.

 

Os dados estão disponíveis no Painel Vacina e Confia https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Entre 2024 e 2025, ES contabilizou mais de 12,5 mil mortes por problemas cardiovasculares

Saúde

ES se mantém no ranking nacional de cobertura vacinal da gripe

Saúde

ES registra mais de 24 mil casos e primeira morte por dengue em 2025

Saúde

ES lidera no Brasil tratamento de AVC com menor taxa de mortalidade no SUS

Saúde

Aumento de infecções por rinovírus nas últimas semanas acende alerta no ES

Saúde

Hemoes registra baixa nos estoques de sangue em sua rede no Espírito Santo e pede ajuda à população

Saúde

Saúde inicia envio de SMS para pessoas com 60 anos ou mais que ainda não se vacinaram contra a gripe no ES

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano