sábado,
05 de julho de 2025

Saúde

Vacinados com Astrazeneca podem optar por 2ª dose com Pfizer em Cachoeiro

Foto: Márcia Leal/PMCI

 

Redação

 

A vacinação contra a Covid-19, em Cachoeiro, conta com novidades a partir desta terça-feira (19). Quem recebeu a primeira dose da vacina da Astrazeneca agora pode tomar a segunda dose da Pfizer. A outra mudança é a redução, para 8 semanas (56 dias), do intervalo para segunda aplicação de quem iniciou o esquema vacinal com Astrazeneca.

 

A Secretaria Municipal de Saúde explica que tanto a intercambialidade desses imunizantes quanto a redução do intervalo são autorizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

“Estudos internacionais apontam que o uso combinado das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer é, extremamente, seguro e eficaz. Em Cachoeiro, ele estava restrito às gestantes e puérperas. Agora, passamos a oferecer essa possibilidade a todos vacinados com Astrazeneca que ainda não completaram a imunização. Vamos priorizar a aplicação de Pfizer nesses casos, a menos que a pessoa queira completar o ciclo com Astrazeneca”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

 

“A intercambialidade e a redução do intervalo para segunda dose de Astrazeneca – que passa a ser o mesmo que o da Pfizer – são medidas importantes para que possamos ampliar a cobertura vacinal da população com duas doses”, complementa.

 

Nesta semana, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), onde ocorre vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, haverá pontos para se vacinar, até sexta-feira (22), no Shopping Cachoeiro, das 14h às 19h, e no Perim Center, das 16h às 20h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano

Saúde

Doador Voluntário de Sangue: um gesto de amor que salva vidas

Saúde

Com baixa cobertura nos grupos prioritários, Sesa alerta e reforça papel da vacinação contra a gripe

Saúde

Sesa confirma primeira morte por dengue e Oropouche em Anchieta

Saúde

Vacina contra a gripe é liberada para os capixabas acima de 6 meses

Saúde

Coçou os olhos sem lavar as mãos? Oftalmologista explica por que ato simples pode evitar doenças oculares

Saúde

Estado tem pouco mais de 260 mil doses de Influenza aplicadas e baixa procura

Saúde

Automedicação: a decisão que parece inofensiva, mas põe vidas em risco