sexta-feira,
25 de abril de 2025

Saúde

Vargem Alta prepara ações para o Outubro Rosa

Foto: PMVA/Secom

 

A Prefeitura de Vargem Alta, através da Secretaria de Saúde e equipes da Estratégia de Saúde da Família  (ESF) promovem o “Saúde sobre Rodas”. O evento conta com a parceria da Frente Nacional de Combate ao Câncer e é direcionado a todas as mulheres, em alusão a Campanha do Outubro Rosa, que busca chamar a atenção da sociedade para a necessidade da mulher em buscar a prevenção ao câncer de mama.

 

Diversas ações de saúde acontecerão na Praça Alberto do Carmo, no Centro de Vargem Alta, no próximo dia 26, com início as 9 da manhã até as 3 da tarde. Haverá palestras motivacionais, solicitação de mamografias, coleta e agendamento de preventivos, testes rápidos de glicose e DSTS, aferição de pressão, sorteio de brindes e show musical com Ronei Silveira.

 

Para a marcação das mamografias são necessárias cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

 

O que é o Outubro Rosa?

 

A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

 

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres mundialmente.

 

A doença apresenta alguns fatores de risco, tais como histórico familiar da doença, idade entre 40 a 69 anos (isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge nessa faixa etária), menstruação precoce, menopausa tardia, colesterol alto, dentre outros. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais não apresenta sintomas. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, antes do aparecimento de qualquer sintoma.

 

O nódulo não é o único sintoma, existem outros, tais como vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas, nódulos nas axilas, secreção escura saindo pelo mamilo, pele enrugada como casca de laranja e em estágios mais avançados, podem surgir feridas nas mamas.

 

Existem exames que podem diagnosticar o câncer de mama, como a mamografia, ressonância magnética, ecografia e biopsia do tecido coletado. Procure seu médico. Ele irá lhe orientar qual o exame mais adequado para o seu caso.
 

Mulher, participe, fale sobre o assunto, previna-se.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Presidente Kennedy promove campanha de combate à Tuberculose

Saúde

Dengue tipo 3: Entenda riscos da doença que voltou a ser registrada, e acende sinal de perigo e exige atenção redobrada

Saúde

Serviço de telemedicina começa neste mês a ser oferecido na rede municipal de Marataízes

Saúde

Prefeitura inicia processo para implantação da Telemedicina em Marechal

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES