quinta-feira,
13 de novembro de 2025

Turismo

Veja quais parques estaduais estão abertos para visitação neste final de semana

Redação

 

Nestes sábado (06) e domingo (07), os parques estaduais que estarão abertos para visitação são: Cachoeira da Fumaça, em Alegre; Forno Grande, em Castelo; Pedra Azul, em Domingos Martins; e Itaúnas, em Conceição da Barra. Todos eles estão localizados em municípios atualmente em Risco Moderado e, por isso, estão autorizados a funcionar, de acordo com a Portaria nº 226-R. O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, permanece fechado, já que seu município sede se encontra em Risco Alto.

 

Nos parques Cachoeira da Fumaça e Itaúnas, o limite de visitação de 100 pessoas por dia, das 8h às 16 horas. Não é necessário agendamento e o controle de acesso é pela ordem de chegada.

 

Nos parques da Pedra Azul e Forno Grande, a visitação é feita em dois turnos, de 50 visitantes cada, das 8h às 11h e de 13h às 16h. No Forno Grande, não é preciso agendar para a visitação, apenas para a prática de escalada até o Pico do Forno Grande. Os interessados devem enviar e-mail para agendamentofornogrande@gmail.com.

 

Já na Pedra Azul, é necessário agendamento, porém, não há mais vagas disponíveis neste final de semana. Os interessados em marcar visitação para os próximos dias devem agendar pelo e-mail agendamento.pepaz@gmail.com. O visitante deve enviar nome, CPF, data e turno que deseja visitar o parque. É possível agendar até seis pessoas por e-mail. Além disso, é preciso ficar atento ao Mapa de Gestão de Risco, que pode alterar os dias de funcionamento do local.

 

O Mapa de Risco é atualizado semanalmente e, de acordo com a classificação de risco, é atualizado também o funcionamento de cada parque. Por isso, se planeja visitar um dos parques, confira o funcionamento antes no site do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

 

O público visitante deve seguir as etiquetas sanitárias contra o novo Coronavírus (Covid-19), usando máscaras, levando o próprio recipiente para beber água, além de álcool 70% para realizar a higienização das mãos com frequência. Pessoas que fazem parte do Grupo de Risco para a Covid-19 devem evitar a visitação ou acessar em horários de menor lotação.

 

O Iema readequou a infraestrutura de funcionamento nos parques para atender aos protocolos exigidos pelo Governo do Estado. Uma ressalva é que todos ficarão com o Centro de Visitantes fechados para evitar aglomerações.

 

Serviço:

 

Parque Cachoeira da Fumaça

Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 16h
Capacidade de visitantes por dia: 100 pessoas

Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de chegada.

 

Endereço: Rodovia ES-484, Distrito de Araraí, Alegre, Espírito Santo.

 

Parque do Forno Grande

Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 11h e de 13h às 16h

Capacidade de visitantes por dia: 50 pessoas por turno

Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de chegada.

 

Agendamento para escalada: agendamentofornogrande@gmail.com

Endereço: Estrada rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo, Espírito Santo.

 

Parque de Pedra Azul

Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 11h e de 13h às 16h

Capacidade de visitantes por dia: 50 pessoas por turno

Agendamento para visitação: agendamento.pepaz@gmail.com – Endereço: Rota do Lagarto, s/n, Km 03. Distrito Pedra Azul, Domingos Martins-ES. CEP: 29278-000

 

Parque de Itaúnas

Horário de funcionamento para visitação: das 8 horas às 16 horas

Capacidade de visitantes por dia: 100 pessoas

Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de chegada.

 

Endereço: Rua Bento Daher, s/n. Vila de Itaúnas, Conceição da Barra-ES. CEP: 29965-000

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Turismo

Trem das Montanhas pode voltar aos trilhos após 12 anos

Turismo

Trilhos de Araguaya, em Marechal, deve se tornar rota turística no ES

Turismo

Chegada do Inverno aquece o turismo e a economia dos munícipios das montanhas do ES

Turismo

Turismo em ação: Vargem Alta, Marechal, Piúma, e mais 42 cidades recebem veículos do Estado

Turismo

Estudo inédito revela como Festa da Penha movimenta redes sociais e fortalece o turismo no ES

Turismo

Viajar pelas Montanhas Capixabas no outono é uma experiência que vai além do turismo; é um reencontro com o tempo e com a natureza

Turismo

Iniciativa oficializa Circuito do Chapéu como rota turística em Domingos Martins

Turismo

Comissão de Turismo da Ales debate potencial de Marechal, e secretário Enildo Cardoso afirma que quer reativar passeio de trem