sexta-feira,
09 de maio de 2025

Geral

Venda Nova já colhe milho para Festa da Polenta 2015

Venda Nova do Imigrante está em contagem regressiva para sua 37ª edição da Festa da Polenta e já colhe o milho, plantado no final de março, para a elaboração dos pratos que compõem o cardápio desta, que é a mais tradicional festa italiana do Estado do Espírito Santo.

A colheita foi na tarde deste sábado (26), no sítio Dom Bosco, que fica na localidade de Lavrinhas, no interior de Venda Nova do Imigrante. Os anfitriões, Clementino e Marco Aurelio Caliman, donos da propriedade, receberam o enorme grupo de voluntários, com muita hospitalidade.

Vestidos como os primeiros imigrantes italianos, ou autênticos ‘nonos’, na verdade ‘nonnis’ como se escreve ‘avós’ em italiano, os visitantes da família Caliman, além de colherem as espigas de milho, entoavam as mais tradicionais canções italianas.

Na pausa dos trabalhos, todos saborearam os pratos da farta mesa da família: café com broa de milho, banana cozida, ‘crostoli’ (também conhecido como ‘mentira’ ou ‘cavaco’) e outras delícias típicas da culinária italiana.

Agora, o milho colhido será usado no preparo da polenta que será servida na festa, também na decoração dos carros que desfilam nas manhãs do sábado (3), e nas atividades do ‘Paiol do Nonno’, como a tradicional moagem de milho no moinho movido a água.

“A colheita é realizada uma semana antes da festa e serve para trazer um pouco do clima do tão aguardado evento”, destaca Dedrinkson Adame, publicitário cachoeirense que participou do momento festivo acompanhado da família.

A 37ª Festa da Polenta acontece de 2 a 11 de outubro, com variada programação, incluindo: eleição da Rainha da Festa da Polenta (dia 2), os tradicionais Tombos da Polenta (dias 3, 4, 8, 10 e 11) e o esperado show de Sérgio Reis e Renato Teixeira (dia 10), além da diversificada programação do Paiol do Nonno (dias 3 a 11). As entradas para o evento custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Procon alerta aposentados e pensionistas do INSS sobre novo golpe do falso ressarcimento

Geral

Homenagem às mães: Conheça a linda história de mãe e filha que se complementam na mesma profissão

Geral

“Maio Amarelo” alerta sobre aumento de mortes no trânsito, e Detran-ES intensifica ações educativas e de fiscalização para um trânsito seguro

Geral

Tribunal de Contas fará auditoria imediata na Câmara de Rio Novo do Sul após denúncia de desvios de verbas públicas

Geral

‘Maio Amarelo’: campanha do Detran|ES convida capixaba a desacelerar no trânsito

Geral

Procon de Cachoeiro orienta sobre suspensão dos serviços da Laser Fast no Brasil

Geral

Que susto! Onça-parda assusta moradores, invade garagem e é capturada pela Polícia Ambiental no Centro de Iconha; veja vídeo

Geral

Poliana Senna é a nova Miss Universe Cachoeiro de Itapemirim 2025