sexta-feira,
11 de julho de 2025

Geral

Venda Nova poderá ser a capital do abacate

“Município é responsável por mais da metade da produção estadual do fruto, justifica o projeto que sugere concessão de título”.

Redação

Venda Nova do Imigrante poderá receber o Título de Capital Capixaba do Abacate no Espírito Santo, conforme proposta pelo deputado Coronel Weliton no Projeto de Lei (PL) 438/2024. O parlamentar cita que o município lidera a produção do fruto, com 13.710 toneladas anuais, o equivalente a 54,85% da produção estadual.

“Já faz algum tempo que o abacate é um ingrediente queridinho dos pratos saudáveis, e o cultivo da cultura no Espírito Santo tem ganhado proporções significativas. Somente em 2022, o Estado produziu 24.991 toneladas da fruta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor bruto da produção capixaba do produto ultrapassou a marca de R$ 63,3 milhões”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto. 

O deputado cita dados de 2022 do IBGE que colocam o Espírito Santo na quarta colocação no país, representando 7,38% da produção nacional de abacate, atrás apenas de São Paulo (43,27%), Minas Gerais (29,60%) e Paraná (8,92%).

Em terras capixabas, segundo ele, Venda Nova do Imigrante lidera com 13.710 toneladas (54,85% da produção estadual). Em segundo lugar está o município Vargem Alta, com 3.600 toneladas (14,40%), seguido por Marechal Floriano, com 1.875 toneladas (7,50%), e Castelo, com 1.140 toneladas (4,56%).

Tramitação

A proposta tramitará nas comissões de Justiça, de Agricultura, de Turismo e de Finanças antes de ir ao Plenário para votação. Se aprovada a homenagem, ela passará a constar no anexo da Lei 10.974/2019, que consolida a legislação em vigor referente à concessão de títulos a municípios capixabas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ferraço alerta para “golpe duríssimo” na economia de Cachoeiro com ameaça de taxação de 50% pelos EUA

Geral

Professora de Cachoeiro tem poema selecionado para antologia nacional de poesia livre

Geral

Ministério Público obtém condenação de réus a 52 anos de prisão pelo homicídio de empresário em Cachoeiro de Itapemirim 

Geral

Linha Vermelha será liberada nesta quarta-feira (9), após conclusão das obras no bairro Guandu em Cachoeiro

Geral

Esesp, em parceria com a Prefeitura de Marechal, oferece cursos de capacitação à servidores

Geral

Procon de Cachoeiro alerta para golpes por ligações telefônicas e como se proteger

Geral

Justiça acolhe pedido do Ministério Público e suspende processo seletivo da Prefeitura de Castelo

Geral

Senado vota autorização para cassino, bingo, jogo do bicho e corrida de cavalos